Jovem arcoense teve reação grave depois de penteado feito em salão

Jovem arcoense teve reação grave depois de penteado feito em salão
Fábio Rodrigues – Pozzebom/Agência Brasil. Em 2023, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a venda de todas as marcas de pomadas para trançar e modelar cabelos, devido ao risco de cegueira temporária (Imagem da Agência Brasil de Notícias)

O Jornal CCO Arcos foi informado sobre um fato corrido em Arcos no dia 6 de abril, envolvendo um salão de beleza domiciliar.

O almoxarife Ivan Ferreira disse que a filha dele, Maria Eduarda Neves, de 21 anos, foi ao salão às 6 horas da manhã daquele sábado, quando a cabeleireira trançou os cabelos dela utilizando uma pomada modeladora. A jovem saiu de lá às 7 horas da manhã.

Por volta das 16h, começou a ter sintomas leves. Às 11 horas da noite, foi necessário levá-la ao Pronto Socorro São José, devido à dor intensa nas pupilas, inchaço e vermelhidão nos olhos. O pai conta que ela não conseguia nem mesmo abrir os olhos, de tanta dor, ficando assim até segunda-feira (8).

No ‘São José’, o médico plantonista a examinou, prescreveu medicação para dor e foi feita a limpeza dos olhos com soro, sendo necessário que ela permanecesse em observação até as 5 horas da manhã, ou seja, durante seis horas. “Ela foi muito bem atendida”, disse Ivan. Retornando para casa, a família buscou orientação com uma oftalmologista. Na segunda-feira, 8, Maria Eduarda passou por consulta, onde foi examinada e recebeu as orientações necessárias. Somente na quarta-feira, dia 10, houve a recuperação, mas ainda é necessária a utilização de óculos escuros.

A família decidiu publicar o ocorrido para alertar a população de Arcos e os próprios profissionais da área, para que estejam atentos aos produtos utilizados.

O nome da profissional que fez o penteado não foi informado ao Jornal CCO, porque a família não quer prejudicá-la. Sem a identificação, não há como ouvir a versão dela.  O CCO também não recebeu informação sobre o nome da pomada utilizada.  

Alerta da ANVISA sobre risco de cegueira temporária em decorrência do uso de pomada modeladora  

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu, em fevereiro de 2023, a venda de todas as marcas de pomadas para trançar e modelar cabelos, devido ao risco de cegueira temporária. Veja o link da matéria publicada pela Agência Brasil de Notícias: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2023-02/anvisa-proibe-venda-de-todas-pomadas-para-modelar-e-trancar-

De acordo com a publicação, “as pomadas existentes nas residências ou em salões de beleza, que foram compradas antes da publicação da resolução, ou seja, antes do dia 9 de fevereiro (2023), também não devem ser usadas, enquanto a medida estiver em vigor”.

É importante que os frequentadores de salões de beleza estejam atentos a essa questão e, caso verifiquem o uso dessas pomadas, é importante que a Vigilância Sanitária do Município seja informada, para que os fiscais orientem os responsáveis.