LIADE entrega uniformes aos representantes de clubes de futebol em Arcos

A iniciativa faz parte dos preparativos para o Campeonato Municipal de Futebol de Campo - 2023

LIADE entrega uniformes aos representantes de clubes de futebol em Arcos

A noite de sexta-feira (10) foi de comemoração na sede da Liga Arcoense de Desportos (LIADE), situada na rua Getúlio Vargas, nas proximidades do restaurante Hora do Almoço.

Presidentes de clubes de futebol de Arcos, técnicos, aletas e representantes do Governo Municipal e da Câmara de Vereadores estiveram presentes ao evento organizado pela diretoria da Liga, presidida por Marco Antônio Azevedo. 

O momento mais aguardado foi a entrega dos uniformes aos representantes dos nove clubes de futebol amador de Arcos: Ypiranga, Associação, Sociedade São Vicente, União Prata, Calcita, Santana, Vila, Palmeirinha e Bela Vista. Também foram entregues 10 coletes para cada clube, a serem usados por todos os jogadores que ficarem no banco da reserva. 

Marco Antônio fez os agradecimentos a todas as pessoas presentes, dentre elas, os demais integrantes da LIADE, o ex-presidente, os representantes dos clubes e do Executivo Municipal – prefeito, vice-prefeito e secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. 

O presidente da LIADE disse que o Governo Municipal não mede esforços para auxiliar os clubes de futebol de campo do Município. 

Foi mencionado que o Legislativo Municipal, ali representado pelo vereador João Paulo Ferreira (Joãozinho), trabalhou junto aos colegas para garantir uma subvenção à LIADE. Marco Antônio fez um agradecimento especial a ele. 

Ao vice-prefeito, Sérgio Vilela, o presidente agradeceu pelo intermédio junto à Federação Mineira de Futebol, que agendou atendimento para representantes da LIADE nesta semana. 

Parceria com o Executivo Municipal  

O prefeito Claudenir José de Melo tem sido um grande parceiro da Liga. Marco Antônio afirmou que se a LIADE tem atingido seus objetivos, isso se deve ao prefeito, por estar liberando recursos para a Liga. Disse que irão se dedicar bastante para atingir as metas. “Vamos trabalhar muito para o futebol de campo de Arcos fazer o maior campeonato amador do Centro-Oeste Mineiro”.

O diretor municipal de Esportes, Sebastião Lourenço de Faria, falou da importância do apoio da Prefeitura para o desenvolvimento do esporte e para melhorar a situação dos clubes, “depois de tantos anos de luta”. Acrescentou: “Agora, com a nova administração, conseguimos transformar sonhos em realidade, fazer uma Liga diferente, uma sede. Estamos mudando a realidade do futebol de campo de Arcos. Temos nove clubes e vamos crescer mais, a Prefeitura está dando todo o apoio pra nós”. Sebastião Lourenço é servidor municipal e também auxilia a LIADE na administração interna. 

“O Marco Antônio [...] tem toda uma disciplina e o olho dele brilha quando ele fala da Liga”, comentou o prefeito Claudenir José de Melo

O prefeito Claudenir Melo (Baiano) foi apresentado, durante a confraternização, como o fundador da LIADE [em 1990, há mais de 30 anos]. 

Baiano justificou seu apoio mencionando a importância da Liga nas atribuições de coordenar e supervisionar o esporte de maneira geral. “É bom que a gente tenha uma entidade bem administrada, porque facilita para a Prefeitura, a parceria favorece muito”. 

Dessa maneira, a Liga faz o Plano de Trabalho e a Prefeitura repassa o recurso. O prefeito entende que a LIADE tem capacidade de gerir melhor o desporto do que a Prefeitura, que tem várias Secretarias e um leque muito grande para administrar. Lembrou que o campeonato municipal do ano passado foi realizado com seis equipes e já foi sucesso. Para este ano, serão nove. “Aumentou 50%”, enfatizou. 

O prefeito tem observado a atuação de Marco Antônio. “O Marco Antônio, que já é aposentado, militar, tem toda uma disciplina e o olho dele brilha quando ele fala da LIGA. Ele fala algumas coisas que a gente pensa que é muito difícil de acontecer, mas ele corre atrás e faz acontecer”. Em seguida, falou da sensação de segurança em campo, com vários agentes que são contratados para acompanhar os jogos, evitando brigas.

Campeonato será iniciado com o clássico Ipiranga x Associação 

O presidente da LIADE informou que o Campeonato Municipal de Futebol de Campo 2023 será iniciado com o clássico cuja primeira partida foi realizada em 1955: Ipiranga e Associação. O jogo – um evento imperdível para os torcedores apaixonados pelos clubes – será dia 18 de março, às 16 h, no campo do Ipiranga.

Quando Marco Antônio deu a notícia, alguém perguntou quem foi vencedor em 1955. Ninguém respondeu com precisão (risos). O CCO apurou, junto ao nosso colunista de esportes, Marlon Santos, que foi o Associação (3 x 0).

O secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Paulo Henrique Miranda, disse que a parceria da Prefeitura com a LIADE tem a finalidade de tornar o esporte amador em Arcos mais forte do que já é. Agradeceu ao vereador João Paulo pela parceria e comentou: “Se no ano passado foi bom, podem esperar que neste ano será melhor”.

Atual Diretoria da LIADE (gestão 2022/2025)

Presidente – Marco Antônio dos Santos Azevedo; vice-presidente: Sílvio Luiz Delfino; 1º Secretário: José Donizete Costa; 2º Secretário: Herivaldo José Raquel; 1º Tesoureiro: Michel Ramos; 2º Tesoureiro: Ideraldo Luiz Beline; Diretor de Esportes: Marlon Santos; Diretor de Arbitragem: Luciano Santanta Nascimento. Conselho Fiscal - Membros Efetivos: Kátia Santos, Júnior Antônio da Silva, Juvenil Nascimento; Conselho Fiscal (Suplentes): João Batista da Silva, João Gonzaga Filho; Raphael Santos Azevedo.

Presidentes dos Clubes de Futebol de Campo em Arcos 

Edson Ferreira da Silva – Vila Esporte Clube

Fábio Antônio da Silva – Associação Atlética Arcoense

Euler Alves Neri – Ypiranga Esporte Clube

Ademar Medeiros (Sorriso) – Sociedade Esportiva São Vicente 

Messias dos Reis Souza – União Prata Esporte Clube

Alexandre Lopes de Moura – Calcita Esporte Clube

Kássio Lima Miranda – Clube Regata Santana

Air Bento – Palmeiras Esporte Clube 

Jairo da Silva – Bela Vista Esporte Clube