Arcos recebe 996 doses da vacina bivalente da Pfizer, contra a covid-19

Vacinação da bivalente da Pfizer inicia dia 27 de fevereiro

Arcos recebe 996 doses da vacina bivalente da Pfizer, contra a covid-19
Foto: Assessoria de Comunicação SES/Divinópolis

A Superintendência da Secretaria Estadual da Saúde, com sede em Divinópolis, informou que inicia nesta quinta-feira (16) a distribuição da primeira remessa da vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19 aos 54 municípios da Macrorregião Oeste.

Conforme a nota da assessoria de Comunicação, são 33.504 doses para a macrorregião.  Nesta primeira remessa, o imunizante que contempla a proteção contra a variante ômicron será aplicado em 29% do público alvo constituído por pessoas de 70 anos ou mais, pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos, imunocromprometidos, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas, quilombolas e indígenas.

A assessoria também informou ao Jornal e Portal CCO que a campanha de vacinação iniciará no próximo dia 27 de fevereiro e que os municípios irão se organizar para a aplicação das doses.

Conforme a tabela de distribuição das doses encaminhada pela SES, Arcos receberá o total de 3.433 doses da vacina bivalente da Pfizer. Nesta primeira remessa serão 996 doses.

Vacina bivalente da Pfizer

A vacina bivalente oferece proteção contra a variante original do vírus causador da Covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente à original, incluindo a Ômicron, variante de maior preocupação no momento, conforme nota da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Vacinação em Arcos

A enfermeira Ângela Margarete Ribeiro, responsável técnica pela vacinação do município, informa que amanhã, 17, Arcos está agendada para retirar as 996 vacinas bivalentes da Pfizer da Superintendência, em Divinópolis. Ela acrescentou que também serão retiradas mais 130 vacinas pediátricas Pfizer Baby, destinadas a crianças de cinco anos a 11 anos, 11 meses e 29 dias.

A enfermeira disse que a Secretaria Municipal da Saúde está decidindo sobre a operacionalização da aplicação das doses da bivalente da Pfizer que poderá ser realizada de forma centralizada ou nas unidades básicas de saúde (UBS). Ela recomendou que as pessoas acompanhem as redes sociais e a imprensa para terem orientações sobre a aplicação da vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19, que ocorrerá a partir do dia 27 de fevereiro.