Liga Arcoense realizará encontro sobre violência no futebol amador

Uma das presenças confirmadas é do presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado de Minas Gerais

Liga Arcoense realizará encontro sobre violência no futebol amador
Presidente da Liga Arcoense de Desportos, Marco Antônio Azevedo

Amanhã, dia 14 de março, às 19 horas, a diretoria da Liga Arcoense de Desportos (LIADE), que é filiada à Federação Mineira de Futebol, irá realizar o “1º Encontro e Coffee Break de Integração com o Futebol Amador do Centro-Oeste Mineiro”.  

O tema em pauta será Violência no Futebol Amador. O presidente da LIADE, Marco Antônio Azevedo, disse ao CCO que no passado, houve, em Arcos, várias ocorrências de invasão de campo, tentativa e agressões de arbitragem. Ele presidente a LIADE desde 2022 e tem demonstrado a rigidez necessária para evitar esse tipo de ocorrência e outras envolvendo torcedores. Uma de suas ações foi proibir bombas e foguetes. 

Esse tipo de debate é importante para reforçar o alerta, afinal, os campos são frequentados por famílias, incluindo mulheres e crianças. Dirigentes esportivos devem estar atentos à proteção de todos, proporcionando um ambiente agradável, condizente com a proposta de lazer e entretenimento.  
Marco Antônio também menciona os casos de um árbitro que foi agredido numa partida de futebol feminino em Belo Horizonte e de outro agredido em Divinópolis.

Situações como essas sinalizam para a necessidade de investimento em prevenção. 

O encontro será no plenário da Câmara Municipal de Arcos, com as seguintes presenças já confirmadas: presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado de Minas Gerais, Dr. Décio Oliveira; presidente de Arbitragem da LIADE, Juvenil Nascimento; presidente da Comissão de Justiça Desportiva de Arcos, João Gonzaga Filho, além dos anfitriões. 

O evento é destinado a todos que se interessam por esporte, árbitros, presidentes de clubes e torcedores. É aberto ao público, todos podem participar.

O presidente da LIADE disse que cada convidado terá em torno de 10 minutos para palestrar. O público poderá fazer perguntas e interagir. Ele garante que não será um encontro cansativo.