Liga Arcoense realizará encontro sobre violência no futebol amador

Uma das presenças confirmadas é do presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado de Minas Gerais

Mar 13, 2025 - 14:22
Mar 13, 2025 - 15:13
 0
Liga Arcoense realizará encontro sobre violência no futebol amador
Presidente da Liga Arcoense de Desportos, Marco Antônio Azevedo


Amanhã, dia 14 de março, às 19 horas, a diretoria da Liga Arcoense de Desportos (LIADE), que é filiada à Federação Mineira de Futebol, irá realizar o “1º Encontro e Coffee Break de Integração com o Futebol Amador do Centro-Oeste Mineiro”.  

O tema em pauta será Violência no Futebol Amador. O presidente da LIADE, Marco Antônio Azevedo, disse ao CCO que no passado, houve, em Arcos, várias ocorrências de invasão de campo, tentativa e agressões de arbitragem. Ele presidente a LIADE desde 2022 e tem demonstrado a rigidez necessária para evitar esse tipo de ocorrência e outras envolvendo torcedores. Uma de suas ações foi proibir bombas e foguetes. 

Esse tipo de debate é importante para reforçar o alerta, afinal, os campos são frequentados por famílias, incluindo mulheres e crianças. Dirigentes esportivos devem estar atentos à proteção de todos, proporcionando um ambiente agradável, condizente com a proposta de lazer e entretenimento.  
Marco Antônio também menciona os casos de um árbitro que foi agredido numa partida de futebol feminino em Belo Horizonte e de outro agredido em Divinópolis.

Situações como essas sinalizam para a necessidade de investimento em prevenção. 

O encontro será no plenário da Câmara Municipal de Arcos, com as seguintes presenças já confirmadas: presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado de Minas Gerais, Dr. Décio Oliveira; presidente de Arbitragem da LIADE, Juvenil Nascimento; presidente da Comissão de Justiça Desportiva de Arcos, João Gonzaga Filho, além dos anfitriões. 

O evento é destinado a todos que se interessam por esporte, árbitros, presidentes de clubes e torcedores. É aberto ao público, todos podem participar.

O presidente da LIADE disse que cada convidado terá em torno de 10 minutos para palestrar. O público poderá fazer perguntas e interagir. Ele garante que não será um encontro cansativo.