Promotor Rafael Parisotto e Prefeito Claudenir visitam Lar Pousada dos Berto

Através de parceria com MPMG/Arcos, Prefeitura e Lar Pousada dos Berto serão realizadas reformas

Promotor Rafael Parisotto e Prefeito Claudenir visitam Lar Pousada dos Berto

Na tarde de ontem (23), o promotor Rafael Parisotto visitou o asilo Lar Pousada dos Berto para verificar a situação dos idosos, depois nas notícias veiculadas e site de notícias, informando sobre supostos maus-tratos na instituição. Dr. Rafael Parisotto é o titular da 1ª Vara, que trata das questões de idosos no município e é a 3ª vez que visita o Lar. “Fazemos visitas periódicas e, hoje, viemos aqui para confirmar o tratamento dado aos idosos e que, de fato, a notícia divulgada pela Folha Regional, não corresponde à realidade, na forma em que foi divulgada” – disse o promotor.

Dr. Parisotto convidou para a visita o Prefeito de Arcos, Claudenir José de Melo, que se fez acompanhar de secretários e assessores. 

As autoridades foram recebidas pelo presidente do Lar, Lindomar Ribeiro dos Santos, pela assistente Amanda Tiago, a enfermeira Karine de Castro e demais colaboradores do Lar. Na chegada, o Dr. Parisotto, após ser recebido pelo presidente, saudou e conversou com alguns idosos que estavam reunidos no saguão. Na sequência, foi realizada uma reunião na sala administrativa. 

Inicialmente, o promotor de Justiça esclareceu os objetivos da reunião e destacou novamente que, até o presente momento nada indica que as notícias veiculadas possam ser caracterizadas como maus-tratos ou violência contra os residentes. 

O prefeito Claudenir comentou sobre recente visita Vila Vicentina de Campo Belo, que também abriga idosos, e disse ter ficado impressionado e motivado a fazer da Pousada dos Berto, algo semelhante. Perguntou sobre as necessidades do lar, especialmente no que se refere às condições das instalações. Após relatos, troca de informações e diversas manifestações, os visitantes percorreram as dependências, especialmente o pavimento superior (ala feminina) para verificar infiltrações que têm limitado o uso daquelas instalações.

Prefeito Baiano visita Vila Vicentina em Campo Belo (Foto: ASCOM/PMA)

Segundo o promotor Rafael Parisotto, a visita teve saldo positivo, considerando os objetivos de esclarecer as supostas denúncias e, principalmente, estabelecer uma parceria com o Executivo Municipal para a execução de reformas. “Falta tratar de valores. Mas, está tudo bem encaminhado”.

A propósito da visita e confirmando a parceria, o prefeito Claudemir José de Melo disse: “É direito do idoso envelhecer com dignidade, e nossa atuação será para que os moradores do Lar Pousada dos Berto tenham a qualidade de vida que eles merecem. Nós estamos fazendo uma parceria de sucesso com a diretoria e funcionários do Lar, juntamente com o Ministério Público, para que obras de reforma sejam feitas de forma mais rápidas, e demos início aos estudos da possível construção de um novo Lar para nossos idosos”.

Foto: ASCOM/PMA

O presidente do Lar Pousada dos Berto avaliou: “Uma reunião muito positiva. Foi possível explicar sobre o Lar e os trabalhos feitos e ser constato pelos presentes através da visita. Creio que a visita ampliou o espaço para mais conversas com o prefeito e os membros da prefeitura. Estou certo das parcerias e os benefícios para os idosos e população de Arcos. Também quero agradecer ao Dr. Rafael pela visita e pelo convite feito ao prefeito para ir ao Lar e poder constatar pessoalmente o trabalho sério que vem sendo realizado pela equipe do Lar Pousada dos Berto”.

Esclarecendo as três supostas notícias de maus-tratos

Em conversa com o presidente Lindomar e a enfermeira Karine, os casos denunciados como maus-tratos e violência com idoso dos Lar não correspondem à realidade, embora seja verdade que tenham acontecido.

No caso do idoso que teria sido machucado por funcionário, não aconteceu como relatado. O funcionário, na tentativa de ajudar no banho do idoso, mas, sem formação nem habilidade para tanto, segurou o braço do idoso de forma equivocada, causando um hematoma. A enfermeira explicou que, nas pessoas de idade avançada a pele é muito fina e qualquer descuido pode resultar em hematomas. 

O referido funcionário voltou a realizar trabalhos eventuais somente na área de serviços gerais.

No caso da idosa que teve uma queda. De fato, a senhora, possivelmente num sono agitado, teria caído de sua cama. Ela foi prontamente atendida pelas técnicas de plantão que a examinaram e não consideraram necessária a pronta remoção ao hospital. Segundo Karine, era período de pandemia e as remoções para o hospital deviam ser avaliadas. “Dias depois, observando alteração no comportamento, encaminhamos ao hospital, onde ela foi tratada”. 

O terceiro caso, tratado como agressão verbal contra um idoso, novamente não aconteceu da forma como foi divulgado. Segundo Lindomar, o problema foi fruto de má comunicação e salientou que a coordenadora de então já havia sido substituída.

O Jornal e Portal Correio Centro Oeste foi convidado pelo MPMG/Arcos para acompanhar a visita.