Literatura/Arcos: Rosana Silva lança o livro Coração plúmbeo

Literatura/Arcos: Rosana Silva lança o livro Coração plúmbeo

Nesta sexta-feira, 12, Rosana Silva irá lançar em Arcos seu segundo livro, Coração plúmbeo, pela editora Caravana, de Belo Horizonte. São mais de 90 páginas de poesias com temas diversos –lembranças, sentimento, segurança, insegurança, amor e outros.

Rosana Silva é arcoense, casada e mãe de três filhos. É professora, pesquisadora, poetisa e escritora. Atualmente, está cursando doutorado em Ciências da Educação. É mestre em Educação, pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura. Em 2014, publicou o livro O voo da poesia. 
Na apresentação do livro Coração plúmbeo, o coordenador editorial da Caravana, Leonardo Costaneto, refere-se à obra como “mais uma preciosidade da Literatura mineira”.  Escreve: “[...] poemas marcados pelo olhar e pela mão cuidadosa de uma poeta atenta aos sinais do mundo, ao pulso e à riqueza da vida. Se literatura é uma forma poderosa de conectar as pessoas, que este livro, como o próprio título aponta, faça bater em uníssono nossos corações”.

Presidente da Academia de Letras Arcoense (ALARC), Rosana tem participado ativamente da mobilização e do incentivo para a produção literária em Arcos. Também faz parte da Academia Lagopratense de Letras (ACADELP); da Associação das Academias de Letras de Minas Gerais (ASALEMG), da Associação das Jornalistas e Escritoras de Minas Gerais e do Brasil (AJEB) e da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores (ACLAPTCTC).

Adquira o livro direto com a autora, enviando mensagem no Direct (@rosanafs_) ou na Editora Caravana.

Em breve, haverá o lançamento da versão em espanhol “para levar a poesia à Argentina e a outros países da América Latina: Corazón de plomo”.

Significado de plúmbeo, no Dicionário Priberam: 1. Relativo a chumbo. = PLÚMBICO; 2. Que é feito de chumbo; 3.Que é da cor do chumbo (ex.: nuvens plúmbeas); 4. [Figurado] Sombrio, soturno, tristonho (ex.: olhar plúmbeo).

“Nasci na terra dos arcos,
feita de coragem e de cor,
de calcário e lembrança,
de desejo, trabalho e dor”


Estrofe da poesia Terra dos arcos, de Rosana Silva