Mãe de quatro filhos precisa da ajuda dos arcoenses

Moradora do Residencial Serra Verde, Daliani precisa de ajuda para superar os prejuízos das chuvas

Mãe de quatro filhos precisa da ajuda dos arcoenses

Daliani Antonia de Araújo, de 33 anos, é nascida em Iguatama e mora no bairro Serra Verde faz cinco anos, com seus filhos e seu esposo, Márcio, que estava afastado da família e voltou para casa recentemente. Márcio faz serviços esporádicos (‘bicos’), ela produz e vende ‘geladinhos’. Ela tem quatro filhos: três meninos e uma menina. Daliani conta que os filhos são: Leo (1 ano e 10 meses), Júnior (05 anos), Kethllyn (10 anos) e Kaique (13 anos).


Daliani foi entrevistada pelo jornal CCO, nesta segunda-feira, dia 06 de novembro, na casa de sua mãe D. Antônia, no bairro Serra Verde.
Desde as chuvas que destruíram completamente o telhado, toda a família está morando na casa de D. Antônia. Daliani e sua família foram vítimas dos estragos provocados pela tempestade que atingiu a cidade de Arcos, na quinta-feira, 27 de outubro. As chuvas e os ventos destelharam completamente a casa que ela está construindo, próximo à casa da mãe.


Mas, os prejuízos foram além do telhado. Os poucos e precários móveis, tais como, guarda-roupas, mesa e armário de cozinha, além dos poucos eletrodomésticos, foram completamente inutilizados. O resultado foi uma casa completamente destelhada, um refrigerador que está sem condições de uso e precisa de conserto e o fogão, o único bem material que sobrou funcionando.


Com a perda do refrigerador, Daliani não consegue mais produzir os geladinhos para vender. Ela conta que foi uma luta para conseguir comprar os saquinhos para poder produzir os geladinhos. O dinheiro vinha sendo usado para sustentar medicamentos, construir a casa e a alimentação. “Com a chuva, eu perdi tudo” – ela fala emocionada por mais um revés, numa vida de muita luta.


Daliani também contou que já vem recebendo auxílio da Prefeitura de Arcos. De fato, o jornal CCO, constatou que, na frente da casa, já estão depositadas as telhas e areia. Além disso, servidores da Prefeitura de Arcos, já realizaram alguns serviços de preparação para a instalação de novo telhado. Andaimes foram instalados e ferramentas de trabalho também estão no local, embora, durante a visita do CCO, não houvesse servidores trabalhando. Daliani afirma confiante: “Eles disseram que iriam voltar”.


Prefeito posta em seu perfil no Whats App


Em postagem feita pelo prefeito de Arcos, Claudenir de Melo, em seu perfil do Whats App, Baiano afirma: “A equipe da Prefeitura já está mobilizada para ajudar na reconstrução do telhado, elétrica, rede de esgoto e outras ações”. O prefeito também acrescenta que a Secretaria de Integração Social vem ajudando tanto Daliani, quanto D. Antônia. A postagem do prefeito Baiano é acompanhada de um vídeo gravado na cada de D. Antônia.


Daliani, precisa de ajuda que vai além da reconstrução e montagem de sua casa. Ela necessita de recursos para seu sustento e de seus filhos, dinheiro para consertar o refrigerador e voltar a produzir os geladinhos. “Quando a casa estiver pronta, precisarei comprar camas, colchões e roupas de cama, para mim, meu marido e meus filhos. Precisarei de sofá, cadeiras, mesa, panelas e consertar a geladeira. Precisarei de ajuda”.

 
Remédios são urgentes


Questionada sobre aquilo que é mais urgente, Daliani respondeu: “Os remédios são mais urgentes, para o menino e a menina. Com a geladeira estragada [o motor está queimado], não posso fazer e vender os geladinhos. Daí, não tenho dinheiro pra comprar os remédios e alimentos”. 
Ela esclareceu que o menino tem menos de dois anos e sofre de doença neurológica. O menino está em tratamento em uma clínica em Belo Horizonte, para onde ela precisa leva-lo três vezes por semana. O transporte tem sido pela Prefeitura de Arcos e lá, eventualmente, ela ganha amostras grátis e remédios doados por pessoas que se sensibilizam com a situação. 


A única menina, com 10 anos, mora regularmente com a D. Antonia. Segundo a avó, sua neta também sofre de problemas neurológicos. “Em primeiro levei ela a um pediatra, depois ela passou a se tratar pelo PSF, foi encaminhada ao ‘Otorrino’ e, agora, está recebendo a atenção do CAPS I.


Ao final, da entrevista, Daliani informou que também usa medicamentos regularmente.


Como ajudar


Se você tiver interesse e puder ajudar Daliani e sua família, basta levar suas doações à residência dela na rua Margarida Rodrigues Ferreira, nº 391 no Residencial Serra Verde. Segundo a postagem do prefeito Baiano, a Prefeitura também poderá fazer o transporte de doações de pessoas que não puderem levar.


D. Antônia, mãe de Daliani, informa: “Quem desejar doar qualquer valor em dinheiro, a chave do pix é 37999499106 (em nome de Daliani Antonia de Araújo) e quem quiser entrar em contato por telefone, o número é 37 998023381.