Marcelo Vaz Bueno despede-se da Corte Eleitoral

Marcelo Vaz Bueno despede-se da Corte Eleitoral

O jurista Marcelo Vaz, integrante da Corte Eleitoral, foi homenageado nesta quinta-feira (28), ao participar da sua última sessão de julgamentos. No dia 29 de setembro, termina o seu segundo e último biênio como membro efetivo do Tribunal, na classe de jurista. Ele atuou na Justiça eleitoral mineira no período de junho de 2019 a junho de 2021 e de setembro de 2021 a setembro de 2023, após nomeação para o cargo pela Presidência da República.

O presidente do TRE, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, entregou a Vaz Bueno uma "Moção Honrosa de Agradecimento", aprovada no dia 12/09/2023, em Diamantina, pela Corte Eleitoral. Em seu pronunciamento, o presidente destacou os relevantes serviços prestados por Vaz Bueno para a evolução e o engrandecimento da Justiça Eleitoral mineira, a forma cordial de tratar os demais colegas e o compromisso com a instituição. "A travessia de V. Exa. nesta Justiça especializada, jurista Vaz Bueno, foi profícua e dignificante, foi uma travessia real, de amadurecimento, de crescimento institucional para todas e todos os que puderam desfrutar da sua convivência", destacou. "Mais uma etapa de vida se inicia neste momento, tenho certeza de que há muito ainda pela frente, agradeço o tempo de convívio e desejo que seus caminhos sejam de realizações e sabedoria", desejou ao homenageado.

O juiz Guilherme Doehler, em nome dos demais membros da Corte, preferiu o discurso de despedida e destacou a honra de saudar o homenageado, pois "trata-se de um ato de reconhecimento, gratidão e respeito por tudo que Vaz Bueno realizou, salientando a seriedade no exercício da magistratura e sua firme intenção de preservar a lisura do processo eleitoral. Você deixa um legado neste Tribunal, a marca de sua atuação firme, livre e independente. Siga os seus caminhos semeando os exemplos de seriedade,  firmeza de caráter, devoção e respeito irrestrito à figura do juiz, honrado, probo e nobre como foi seu pai, exemplo de vida e que V. Exa. sempre dele se lembra orgulhosamente", afirmou.

Em nome do Ministério Público Eleitoral, manifestou-se o procurador regional eleitoral, Eduardo Morato, afirmando que "o que mais o marcou foi a capacidade agregadora de Vaz Bueno, o que torna o ambiente mais leve e agradável para se conviver. Parabenizo pela trajetória e desejo sucesso em tudo que fizer", ressaltou.  

Os demais integrantes da Corte saudaram o homenageado Vaz Bueno, enfatizando suas qualidades pessoais e profissionais, desejando-lhe sucesso nesta nova etapa.

Em nome da OAB, saudou o homenageado, os advogados Raimundo Cândido e Bernardo Câmara.

O advogado integrou o TRE por dois biênios, na classe de jurista

Marcelo Bueno agradeceu a todos os presentes. Disse ter certeza de que deu o seu máximo neste Tribunal, onde fez amigos para a vida toda. Agradeceu particularmente aos servidores do seu gabinete.  "Sintam-se abraçados neste momento.  Retornarei as minhas atividades cotidianas de advogado, com muita alegria, espírito leve e senso de dever cumprido", ressaltou ao concluir seu pronunciamento.

A homenagem, prestada durante a sessão de julgamentos, foi transmitida ao vivo  no canal do TRE no YouTube.

Composição

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral é composta por sete membros titulares, sendo dois desembargadores e dois juízes de direito, originários do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, um desembargador oriundo do Tribunal Regional Federal da 6ª Região e dois juristas, indicados pela OAB e nomeados pelo Presidente da República. Cada membro titular possui um substituto da mesma classe. Os integrantes atuam por dois anos, podendo ser reconduzidos por mais um biênio.

Siga-nos no X (antigo Twitter) e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

Fonte: TRE - MG