TCE destaca elaboração de orçamento e efetividade de auditoria no segundo dia da Jornada de Contabilidade

TCE destaca elaboração de orçamento e efetividade de auditoria no segundo dia da Jornada de Contabilidade
A palestra "Elaboração do Orçamento", ministrada pelo analista de controle externo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Antônio José Rodrigues, abriu a participação da Corte de Contas no segundo dia da IX Jornada de Contabilidade Pública, nesta quinta-feira (28). No fim do dia, foi a vez coordenadora de Auditoria do Estado, Jeane Pinheiro Santos, ministrar o tema: "Auditoria Concomitante como Ferramenta de Efetividade das Ações de Controle" e concluir a programação. 
Antônio Rodrigues convidou os participantes da Jornada a refletirem sobre a importância da Lei Orçamentária a partir de três pilares: a execução do planejamento, o controle das políticas orçamentárias e a avaliação dos resultados. "O projeto de orçamento é um documento importantíssimo. Ele vai orientar o planejamento para os anos seguintes, vai orientar a execução, o controle e a avaliação", resumiu o analista.
Jane Santos apresentou como o trabalho de auditoria contribui para a gestão pública e para a sociedade, especialmente a auditoria concomitante. Ela também apresentou alguns casos deste tipo de atuação do TCE em todo o estado. 
"A auditoria pode contribuir com a gestão, porque podemos, nas nossas propostas de encaminhamento, sugerir a correção de irregularidades, aumento de transparência, aperfeiçoamento dos controles internos, evitar malversação de recursos, obter ressarcimento de recursos públicos durante os trabalhos, entre outros benefícios", enumerou.

Programação – O segundo dia da Jornada contou também com a participação de Roberto Miranda Pimentel Fully, com a palestra: "Orçamento Participativo com Mecanismo de Governança e Accountability e de João Eudes Bezerra Filho, que ministrou o tema "Implantação do Sistema de Custos na Administração Municipal". 

Na parte da tarde Cláudio Maia apresentou a "Retenção de Imposto no Âmbito dos Municípios, seguido por Maria da Conceição Barros de Rezende Ladeira com o tema "Qualidade da Informação Contábil e Fiscal da Matriz de Saldos Contábeis – MSC" e "Tecnologia da Informação, Inteligência Artificial, Inovação - Caminho para Eficiência dos Municípios, com Danilo Monte Mor Soares. 
A IX Jornada de Contabilidade Pública é realizada pelo TCEMG, em conjunto com o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais e a Associação Mineira de Contadores Públicos, por meio da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo. 
 

Felipe Jácome/Coordenadoria de Jornalismo e Redação 

Fonte: Tribunal de Contas de MG