Menino de 2 anos aprende Libras para conversar com a tia surda: ‘Será um adulto humano e inclusivo’, diz mãe

O pequeno Otávio fez o primeiro sinal quando tinha pouco mais de um aninho; hoje ele consegue comunicar de forma efetiva por meio da Língua Brasileira de Sinais.

Jun 24, 2024 - 16:29
 0
Menino de 2 anos aprende Libras para conversar com a tia surda: ‘Será um adulto humano e inclusivo’, diz mãe
O pequeno Otávio Uchôa consegue se comunicar em Libras com a tia Missilene Uchôa, que é surda — Foto: Edlene Uchôa/Arquivo Pessoal

Em São Francisco de Paula, no Centro-Oeste de Minas, uma família tem derrubado barreiras de comunicação de uma maneira muito especial.

Otávio Uchôa Lima, um garotinho falante e com audição perfeita, já consegue se comunicar por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos dois anos e nove meses de idade. Tudo isso graças à iniciativa carinhosa da mãe, Edlene Uchôa, que tem uma irmã surda.

Edlene conta que decidiu que o filho aprenderia Libras desde cedo, então começou a incentivá-lo desde bebê. Quando tinha um ano e seis meses, o pequeno aprendeu o primeiro sinal, e assim tiveram início os diálogos com a tia Missilene Uchôa.

“Quando ele fez o primeiro sinal eu estava no salão onde trabalho, não aguentei de emoção e chorei muito. Até hoje, quando vejo ele conversando com a ‘Mimi’, eu choro. É muito lindo”.

A ideia de estimular o pequeno a aprender Libras começou exclusivamente para que Otávio e Missilene pudessem se comunicar livremente, sem nenhuma barreira. Mas hoje é mais do que isso.

“Quando vejo o quanto ele se interessa pela Libras eu me sinto extremamente orgulhosa e muito privilegiada por ter um filho que desde pequeno aprendeu e já sabe a importância da comunicação com os deficientes auditivos. Mais do que dialogar com minha irmã, Otávio será um adulto mais humano, inclusivo”, afirmou a mãe.

 Com quase três anos, Otávio já sabe se comunicar de maneira efetiva por meio dos sinais e nada passa despercebido aos olhos da mãe, que já fez vários registros e postou nas redes sociais. Não é preciso muito tempo para que cada postagem conquiste os corações dos internautas.

“Quando posto eu recebo uma chuva de mensagens. Muitas pessoas elogiando e vibrando com a fofura dele. O último vídeo então, nem se fala. Ele aprendendo com minha irmã é a coisa mais linda do mundo. Meu coração fica quentinho”, disse emocionada.

Fonte: G1