MENOPAUSA E CLIMATÉRIO: qual a diferença?

O Dr. Tarcísio Silva aborda assunto de importância, especialmente para as mulheres, sobre as diferenças entre climatério e menopausa. Confira.

MENOPAUSA E CLIMATÉRIO: qual a diferença?

CLIMATÉRIO corresponde ao período de transição da vida mulher, passando da fase fértil para a não fértil, onde a mulher já não consegue engravidar e ocorre uma grande mudança hormonal. De forma didática, dizemos que o climatério tem 3 fases: PRÉ-MENOPAUSA, MENOPAUSA E PÓS-MENOPAUSA.

PRÉ-MENOPAUSA

Ocorre geralmente a partir dos 40 anos de idade e vai até a menopausa, quando a mulher para definitivamente de menstruar. Dura entre 2-4 anos e é marcada pelas primeiras alterações hormonais decorrente da diminuição dos óvulos nos ovários. Muitas mulheres têm a sorte de passarem por esta fase sem nenhum incomodo, mas a maioria irá apresentar um ou outro sintoma, em maior ou menor intensidade. 

Os principais sintomas da pré-menopausa são: alterações nos ciclos menstruais (aumento ou redução do fluxo e irregularidade do ciclo, que passa a adiantar ou atrasar cada vez mais), ondas de calor (também conhecidos como fogachos, principalmente à noite), perda de libido, ressecamento vaginal (o que torna o ato sexual doloroso), ressecamento do canal urinário (provocando ardor ao urinar e maior tendência para infecções urinárias), alterações do humor, alterações cognitivas (atenção, memória, concentração, produtividade intelectual), palpitações, perda de massa muscular, ganho de peso, inchaços, perda de elasticidade da pele.

MENOPAUSA

Ocorre na maioria das mulheres entre 45-55 anos de idade. Dizemos que a mulher entrou definitivamente na menopausa quando ela já está há 12 meses sem menstruar. Significa que a mulher já não tem mais óvulos e não consegue engravidar. A partir dessa fase, os níveis de hormônios femininos (estrogênio) caem drasticamente, piorando alguns dos sintomas da perimenopausa.

PÓS-MENOPAUSA

Corresponde ao período após entrar na menopausa e é marcado pela PERDA DA PROTEÇÃO DOS HORMONIOS FEMININOS: sim, o estrogênio tem papel fundamental na proteção do corpo da mulher contra diversos problemas de saúde. Com a menopausa, a mulher perde essa proteção e precisa ficar atenta a osteoporose, doenças cardiovasculares (hipertensão, angina, infarto, AVC), depressão, dentre outras situações clínicas.

MOMENTO DE SE CUIDAR

Essas mudanças descritas podem impactar ou não a qualidade de vida da mulher. É muito individual a experiência relatada: para algumas mulheres a menopausa significa o fim do sofrimento com cólicas e medo de uma gravidez indesejada, ao passo que para outras significa anos de tormento físico e emocional pelas mudanças hormonais. Vale lembrar ainda que o climatério geralmente ocorre num momento conturbado na vida da mulher: filhos saindo de casa para trabalhar/estudar, pais necessitando de ajuda para autocuidados... tudo isso tornando o desgaste físico e emocional ainda maior!

O passo mais importante é adquirir o máximo de informações sobre essas mudanças, formas de amenizar os sintomas e garantir qualidade de vida. 

Alimentação balanceada, exercícios físicos regulares, reposição hormonal, suplementação não hormonal e acompanhamento psicológico são parte do arsenal para dar o suporte nessa nova fase da vida.