FERRITINA ALTA NO SANGUE

Confira o artigo do Dr. Tarcísio Silva sobre a ferritina, suas causas, riscos para a saúde e tratamento

FERRITINA ALTA NO SANGUE
Dr. Tarcísio Silva é colunista de Saúde do Jornal CCO

A ferritina é uma proteína produzida pelo fígado, responsável por armazenar o ferro em nosso sangue. Em algumas situações, os níveis de ferritina podem se tornar exageradamente altos, danificando vários órgãos. Nem todas as pessoas com ferritina alta no sangue estão com alguma doença grave. No entanto, existem problemas de saúde sérios que precisam ser descartados sempre que é detectado aumento acima do normal dessa proteína. 


Causas

A ferritina alta pode ser hereditária, muitas vezes se manifestando desde a infância. Nesses casos, o defeito está no funcionamento do fígado, levando ao aumento da ferritina. Mas outras situações podem provocar o aumento, como transfusões de sangue excessivas, uso inadequado de suplementos de ferro, alcoolismo, reumatismos, hepatites crônicas, esteatose (fígado gorduroso), portadores de talassemias e outras anemias hereditárias, como a falciforme.


Riscos para a saúde

O excesso de ferro pode danificar órgãos como coração, pâncreas, fígado, testículos, ovários e articulações. Algumas complicações são surgimento de arritmias cardíacas, angina, diabetes, impotência sexual, infertilidade, menopausa precoce, artrite, cirrose e escurecimento da pele. O diabetes decorrente da hemocromatose necessita tratamento permanente com insulina. Muitas dessas complicações são irreversíveis se houver demora no diagnóstico. 


Tratamento

Pela história clínica e exame físico é possível identificar a causa de grande parte dos casos. Exames específicos são importantes para se confirmar a etiologia e descartar se algum órgão foi danificado pela ferritina alta. Muitos pacientes podem ter o problema controlado com correção de hábitos como dieta balanceada sem sobrecarga de ferro, exercícios físicos e abandono do etilismo. 


Quando a ferritina atinge valores muito altos é necessária a sangria terapêutica ou flebotomia. Consiste na retirada periódica de sangue para se reduzir os níveis de ferro no corpo. Pode parecer estranho à primeira vista, mas principalmente nos casos onde a causa é hereditária essa conduta é a mais eficaz.