Moradores de Arcos retratados em painéis gigantes
Eles fazem a diferença e participam ativamente da construção da identidade do Município
Quem passou pela Casa de Cultura de Arcos neste mês de julho ficou impactado diante das “fotografias gigantes” de moradores de Arcos. São 20 pessoas de destaque na cidade, em virtude do trabalho que realizaram ou ainda realizam, da missão que cumprem ou simplesmente pelo que são (a essência de cada um).
Personalidades como o Sr. Bené (Benedito de Sousa da Silva) que, aos 83 anos, é visto pela via urbana trabalhando no ofício de jardineiro; o músico Geraldo Nunes Pereira (Pixano); “Tota da Folia” (Maria Aparecida Clemente), que fundou a Associação do Congado e o Terno Congo Mirim em Arcos.
Os registros foram feitos nas residências dos retratados, no período de 08 a 10 de junho, pela fotógrafa Renata Ataide, de Belo Horizonte.
A exposição Faces permanecerá aberta à visitação até dia 31 de julho. Os retratados aguçam as lembranças dos arcoenses, remetendo a diversas memórias sobre o Município em áreas como educação, civismo, cultura, saúde, esporte, assistência, gastronomia, assim como na religiosidade.
De acordo com informação obtida junto à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Semcelt), o critério adotado “foi retratar pessoas que contribuíram significativamente para a história de Arcos, destacando-se em suas áreas de atuação ao longo do tempo e ajudando a formar a identidade do município”.
A escolha foi feita por uma comissão com integrantes da Associação Comercial e Empresarial de Arcos (ACE), do setor da Comunicação da Prefeitura e da Secretaria de Cultura.
Os 20 homenageados
O encontro com os retratados
Fotógrafa Renata Ataide, de Belo Horizonte
A fotógrafa conversou com cada um deles antes de eternizar suas imagens. A profissional disse ao Portal CCO que “as pessoas retratadas ficaram gratas e, de fato, se sentindo merecedoras”.
O resultado é impactante. Basta olhar os registros para perceber a sensibilidade de Renata Ataide, que está no ramo há mais de 17 anos e é conhecida pela “habilidade em capturar a essência humana”. Ela escreve: “Mais do que uma simples mostra de fotografias, é uma homenagem aos que moldaram o presente e uma inspiração para as futuras gerações”.
Três servidores municipais da Semcelt – Vania Mota, Rogério Rosa e Diógenes Barbosa – acompanharam Renata até as residências.
“Foi emocionante e gratificante ver o sorriso, a alegria e a gratidão de cada entrevistado. Todos nos acolheram calorosamente e ficaram profundamente emocionados com a homenagem”, relatou o secretário responsável pela Pasta de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo, Paulo Henrique Miranda.
FENAR
A iniciativa integra as atrações do Festival Nacional de Arte de Rua – FENAR Arcos 2024, realizado no período de 4 a 16 de julho. O Festival é viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o patrocínio da Cimento Nacional. A gestão é da Espaço Ampliar - Assessoria, Projetos e Eventos, com apoio da Prefeitura de Arcos e realização do Governo de Minas Gerais.
Fotos, filmagens e edição do vídeo: Renata Ataide