Noite Literária da escola Santo Antônio em Arcos incentiva leitura
“A leitura é papel fundamental na formação do cidadão e também responsável pelo sucesso e/ou fracasso do aluno na escola”, diz a supervisora Janaína Faria
Na noite de ontem (28), foi realizada a 10ª Noite Literária na escola municipal Santo Antônio em Arcos. Este ano, o tema escolhido foi “Literatura – Passado e Presente”. Aproximadamente 700 pessoas estiveram presentes.
A supervisora pedagógica da escola, Janaína Rodrigues Faria, destaca que a leitura é uma atividade que envolve a capacidade de decifrar, pensar, analisar, refletir e ser. Nesse sentido, ela acrescenta: “É papel fundamental na formação do cidadão e também responsável pelo sucesso e/ou fracasso do aluno na escola”.
Imagens enviadas à Redação do CCO pela escola municipal Santo Antônio / Foram feitas edições
Fundamentada em informações de especialistas, Janaína relata que literatura é um reflexo do que acontece na sociedade. “É por isso que ela muda e evolui tanto com o passar dos anos. Por exemplo, nos tempos antigos, as histórias eram baseadas em mitos e lendas, enquanto agora elas se focam nos dramas humanos e na realidade contemporânea”, explica.
A educadora também comenta sobre a influência da tecnologia na evolução literária, afinal, como ela disse, por meio da Internet as pessoas têm mais acesso às obras de autores de todo o mundo, o que tem aberto portas para novos gêneros e narrativas. “No final das contas, apesar dos avanços tecnológicos, a essência da literatura continua a mesma: contar histórias que nos façam refletir sobre nossa vida e nos ensinem algo novo”.
Nesse sentido, a supervisora completa dizendo que “a leitura faz parte de nossas vidas e que a escola precisa prosseguir sendo suporte no desenvolvimento do prazer e do gosto por essa prática fundamental no crescimento do indivíduo”.
Também enfatiza que “as diferentes formas de leitura e comunicação estimulam a expressão oral e escrita, aumentam a criatividade e a imaginação, provocando uma comunicação mais clara e objetiva”.
Alguns livros utilizados para a Noite Literária
Janaína informa que foram trabalhados vários livros literários, como poemas da autora local, Rosana Silva, dentre outros; clássicos como O Flautista de Hamelin, Quando eu era Pequena, O Pequeno Príncipe, A Menina Bonita do Laço de Fita, Alice no País das Maravilhas, Quem conta um Conto? O Menino do Dedo Verde.