Os Anjos na Terra, a solidariedade em ação

O grupo Os Anjos na Terra atua desde 2018, desenvolvendo ações em prol de pessoas necessitadas. É um trabalho voluntário e informal, coordenado por Laurecy Teixeira. Confira esta história de solidariedade.

Os Anjos na Terra, a solidariedade em ação

Os Anjos na Terra é um grupo de arcoenses, criado em 2018, liderado e coordenado por Laureci Aparecida Teixeira. Laurecy diz que o grupo é constituído de pessoas de diversos níveis sociais, formação e profissões. “Há famílias que já foram beneficiadas e que, depois de estarem em melhores condições, passaram a fazer parte do grupo e a ajudar outros que passam por dificuldades”. Ela também esclarece que o grupo não tem qualquer vinculação, religiosa, política e governamental.

Laurecy Teixeira, fundadora e coordenadora do grupo Os Anjos na Terra


A motivação

Ela explica que, das mais de 20 cirurgias que ela teve que fazer, duas foram muito graves. Nessas, Laurecy pediu a Deus que a ajudasse para que ela também pudesse ajudar outras pessoas. Foi quando ela decidiu fazer algo pelos mais necessitados e, com as irmãs, começou esse trabalho solidário.

Ela conta que faz cinco anos que vem atuando. “Começamos eu e minhas três irmãs. Hoje, graças a Deus com a ajuda de muitos, porque sozinhas não conseguiríamos”. Laurecy explica que todas as ações são feitas a partir de um grupo de mensagens com 52 amigos voluntários, além de outros que ajudam pontualmente, mas fazem questão de permanecerno anonimato.

Laurecy esclarece que regularmente arrecadam alimentos e outros itens para fornecer cestas básicas, roupas e outros materiais para aqueles que vêm em busca de auxílio. Além disso, desenvolvem campanhas específicas para solucionar a dificuldade de alguém. “Desenvolvemos uma campanha de cada vez. Só depois de conseguirmos resolver uma determinada situação, assumimos outro desafio. Nunca dois ao mesmo tempo”. As doações, geralmente, são entregues em sua casa ou, quando a pessoa necessita, podem ser buscadas.

Laurecy não trabalha exclusivamente no grupo. Ela faz serviços de faxina, cuidadora, garçonete e segurança em eventos. “Mas, não há nada melhor do que você poder ajudar e ver uma sorriso de alegria, tal como acontece na Festa das Crianças”. Ela diz, ainda, que duas festas são organizadas pelo grupo anualmente: Festa das Crianças e Natal Solidário (também voltada às crianças). “Geralmente, as festas acontecems aqui em casa. Mas, no Natal do ano passado, como choveu, fizemos no Centro Comunitário do Otto Maia. Era para um determinado grupo de crianças previamente cadastradas e, no momento da festa, apareceram muitas mais. “Mas, graças a Deus conseguimos satisfazer a todas”.

Ela explicou que para cadastrar as crianças, recorre aos PSFs, onde já existe cadastro e pode oferecer para quem precisa. 

Laurecy também explicou que sempre que recebem um pedido de ajuda, é feita uma avaliação para garantir que a pessoa está, de fato, passando por um situação que merece o apoio do grupo. "Já aconteceu de virem pedir ajuda e nós descobrirmos que a pessoa acabara de pagar caro pela compra de um aparelho de televisão".


Transparência

Laurecy explica: “As doações sempre são recebidas por Pix. Muitas vezes, usamos as chaves do Pix do hospital (quando é para uma cirurgias) ou do laboratório (quando é para pagar  exames). Em outras situações, ela afirma que usam o Pix de uma pessoa do grupo (Elisângela Cristina da Silva) que depois apresenta os comprovantes dos pagamentos, tal como aconteceu em uma campanha recente. “Não usamos para depósito de doações o Pix das pessoas a serem beneficiadas pela campanha para evitar que o recurso arrecadado seja usado para outra finalidade. Isso já aconteceu com uma moça que precisava de uma cirurgia. Ao receber o dinheiro em sua conta, usou para outra finalidade”. Ela afirma que a transparência e a credibilidade são fundamentais e o grupo tem feito por merecer toda a credibilidade. 

Elisângela Cristina da Silva, responsável pela arrecadação e pagamentos

"Temos recebido muita ajuda de pessoas físicas e jurídicas em Arcos e as pessoas ajudam mesmo".

Ela diz que o grupo está aberto a doações e a participações. Em qualquer caso, que desejar participar poderá entrar em contato com ela, pelo Whats App (37) 99279168.

Os Anjos na Terra é mais um grupo de arcoenses que pratica a solidariedade e o Jornal CCO dá seu apoio divulgando iniciativas como esta.