Pelo menos 17 bairros de Arcos não recebem as entregas dos Correios

Pelo menos 17 bairros de Arcos não recebem as entregas dos Correios

Depois de publicar a matéria “Três bairros de Arcos estão excluídos do sistema de entregas dos Correios”, verificamos que o número de bairros desassistidos por esse serviço público vai bem além dos bairros inicialmente citados. A matéria foi veiculada no final da tarde de ontem (dia 1º) e, em poucas horas, repercutiu com mais de 60 comentários nas redes sociais.

Os leitores, repercutindo as reclamações iniciais, informaram outros locais e ampliaram a extensão da falta do serviço dos Correios. Com a colaboração desses internautas, especialmente nos comentários publicados nas redes sociais do Jornal e Portal CCO e em grupos interessados, foi possível registrar outros 14 bairros, além dos três mencionados na matéria inicial. Além do Mirante da Serra, Novo São Judas e Pinheiros, há: Buritis, Fortunato Resende, Floresta 1 e 2, Grajaú, Hilda Borges, Jaraguá, Jardim América, Jardim Canadá, Juá II, Novo Eldorado, Márcio Faria, São Bento e Sol Nascente (foram usados somente os nomes principais para nominar os bairros, sem usar expressões do tipo “residencial”). São, pelo menos, 17 bairros que não recebem, da empresa, as entregas de cartas e encomendas.

‘Pinheiros’ busca solução

Uma das pessoas entrevistadas na quarta-feira (01), Débora Silva, é residente no bairro Pinheiros. Ela informou que, lá, os moradores estão se mobilizando e contam com a liderança do advogado Ricardo Xavier, que já foi colunista do Jornal e Portal CCO. O Dr. Ricardo concedeu entrevista por aplicativo de mensagens nesta manhã (02), explicando sobre esse movimento.

Os moradores do bairro Pinheiros estão se mobilizando para que, unidos, criem uma associação, visando à solução dos problemas enfrentados pelo bairro. Dentre esses problemas, o advogado destaca a questão de compras a partir de lojas virtuais: “Hoje, como se sabe, há uma grande demanda por comércio pelas plataformas digitais e por meio da Internet”. Diante desses casos, as pessoas que não recebem suas encomendas pelos Correios em domicílio necessitam ir à agência, tendo que deixar seus afazeres.

Ele completa: “Outro motivo, ao meu ver o mais importante, é que devido a não terem a prestação de serviços, os boletos e contas não são entregues e muitas vezes acabam vencendo sem o morador ter conhecimento que já estava à disposição para retirada”. 

Segundo ele, ainda não há processo judicial em andamento. Mas, no momento, está em tratativas com o Executivo municipal para tentar uma solução ‘paliativa’, inicialmente, pelas vias administrativas. “O Sr. Claudenir, prefeito de Arcos, se disponibilizou em nos ajudar com essa situação e estamos tentando uma solução, a priori, consensual” - informou.

Uma das propostas levadas pelo advogado ao chefe do Executivo foi a da criação de uma Caixa Postal do bairro e a implantação dessa CP em um estabelecimento comercial ou público, para servir como ponto de entrega. Ele esclarece que essa possibilidade seria apenas um paliativo, até obterem uma solução definitiva. 

“Todavia, ainda não foi discutido se seria juridicamente possível tal implantação e o próximo passo é saber se seria aceito pela administração dos Correios em Arcos” - comenta.

Ele informa que ainda não há um prazo estabelecido, mas que estão tentando solucionar da maneira mais rápida possível. Dr. Ricardo acredita que, em breve, será possível uma reunião com o responsável pelos Correios em Arcos, embora ainda não tenha tido sucesso nem para marcar a reunião, nem sobre manifestação dos Correios sobre a proposta do bairro Pinheiros.

Conclui destacando que Arcos tem crescido a cada ano e, com isso, a criação de novos bairros. Sem excluir a responsabilidade dos Correios, o advogado entende ser compreensível que a quantidade de funcionários deve ser aumentada. “É de conhecimento geral que a instituição esteve passando por momentos difíceis e creio que com essa estabilização que está acontecendo, agora consigamos resolver essa demanda”.

Manifestação dos Correios 

Na manhã de hoje (02), enviamos mensagem à Assessoria de Comunicação dos Correios, com a matéria veiculada ontem (1º), solicitando e oportunizando a manifestação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos sobre o assunto. 

A Assessoria de Imprensa respondeu: “As informações já estão sendo apuradas pela área técnica responsável para o devido posicionamento”. Tão logo as informações sejam recebidas, o Portal CCO atualizará a matéria.