PGJ é agraciado com a maior honraria em cerimônia que celebra Dia Dos Gerais

PGJ é agraciado com a maior honraria em cerimônia que celebra Dia Dos Gerais

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Jarbas Soares Júnior, foi homenageado nessa sexta-feira, 8 de dezembro, em Matias Cardoso, no norte do Estado, com o Grande Colar, maior honraria outorgada em solenidade que celebra o Dia dos Gerais. A data simboliza a transferência simbólica da capital de Minas Gerais de Belo Horizonte para Matias Cardoso, município com quase 9 mil habitantes.

A transferência simbólica acontece há 12 anos em virtude do Decreto Estadual 45.649/2011, que instituiu o Dia dos Gerais e homenageia 20 personalidades, sendo 10 homens e 10 mulheres, que contribuem para o desenvolvimento cultural, econômico e social da região norte de Minas Gerais.

NOTICIA03__MEDALHA_DOS_GERAIS_IMG-20231211-WA0002.jpg

A solenidade, que contou com a presença do governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Tadeu Martins Leite, de deputados estaduais, prefeitos, secretários de Estado, promotores de Justiça, juízes de Direito e outras personalidades mineiras, foi realizada na Praça Cônego Maurício, com a entrega da Medalha Maria da Cruz, da Medalha Matias Cardoso, além do Grande Colar.

As duas personalidades que dão nome às honrarias tiveram destaque em movimentos pela integração territorial do Estado, no século XVII. Seis dos escolhidos são indicados pelo governador e 14 são definidos pelo Conselho Permanente da Medalha dos Gerais. Já o Grande Colar, criado em 2017, é destinado às autoridades com cargos oficiais na União, Estados, Distrito Federal e municípios.

NOTICIA02__MEDALHA_DOS_GERAIS_IMG-20231211-WA0001.jpg

Orador oficial

Após receber a honraria das mãos do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e do presidente da ALMG, Tadeu Martins Leite, o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, foi o orador oficial da solenidade e falou em nome de todos os agraciados. Jarbas Soares citou um trecho da obra do escritor mineiro Guimarães Rosa: "Viver é muito perigoso. Travessia perigosa, mas é a vida. Sertão se alteia e se abaixa". E acrescentou, dizendo: "Carregamos dentro de nós o sertão com muito orgulho. Nós sabemos que muitas vezes o sertão foi tratado com preconceito. Reconhecer seu valor para o estado e para a nação é valorizar cada um dos grandes brasileiros que aqui viveram há mais de 400 anos e que ajudaram a construir esta nação e república. Matias Cardoso, Maria da Cruz, Dona Tiburtina, Augusto dos Anjos, Darcy Ribeiro, José de Paula Ferreira, Diadorim, Manuelzão, e o próprio Guimarães Rosa são personagens que bem simbolizam a nossa gente", disse.

NOTICIA01_MEDALHA_DOS_GERAIS_IMG-20231211-WA0003.jpg

Em suas palavras, Jarbas Soares Júnior destacou que elevar o município de Matias Cardoso à posição simbólica de capital do Estado de Minas Gerais, é um reconhecimento histórico e relevante para o norte de Minas e falou, ainda, sobre a homenagem recebida. "Como chefe do Ministério Público, recebi a mais alta comenda, o Grande Colar dos Gerais, que é uma homenagem ao Ministério Público de Minas Gerais, e não à mim. É o reconhecimento do governador do Estado e do presidente da ALMG por tudo o que o MPMG vem realizando por Minas Gerais e para a população mineira", concluiu.

Fonte: Ministério Publico MG