Polícia Militar investe em tecnologia para otimizar os recursos e melhor atender o cidadão de forma orientada

Polícia Militar investe em tecnologia para otimizar os recursos e melhor atender o cidadão de forma orientada

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) participou na manhã desta sexta (19), no laboratório DCC (ICEX/UFMG) de uma reunião de alinhamento, para discutir as decisões relacionadas ao desenvolvimento da Encomenda Tecnológica (ETEC), o Sistema Integrado de Gestão Operacional (SIGOp). A reunião contou com a presença do comandante-geral da PM, coronel Rodrigo Piassi do Nascimento, militares da Assessoria de Desenvolvimento Organizacional, PM3 e Centro de Tecnologia e Sistemas, que se reuniram junto a diversos atores, incluindo gestores, desenvolvedores e analistas envolvidos no projeto.

Durante a apresentação, a PMMG foi informada sobre o progresso dos processos relacionados ao desenvolvimento dos componentes épicos da primeira fase do projeto, com destaque para o Módulo Escala. Este módulo, essencial para a PMMG, abrange diversas funcionalidades cruciais, como o cálculo da carga horária dos militares.

No que se refere à análise criminal, foi demonstrado um Dashboard de visão geral, que permite identificar padrões no comportamento criminal, por meio de filtros, considerando a modalidade do crime. Além disso, apresentou-se uma tendência preditiva da criminalidade, por dia da semana, horário, local, entre outros parâmetros.

Durante o encontro, foi compartilhado um estudo sobre a viabilidade de, ao receber uma solicitação de atendimento para registro de ocorrência pelo Centro de Operações Policiais Militares (COPOM), o próprio sistema sugerir a definição de rota, com base em pontos críticos de criminalidade. Isso possibilitaria o aproveitamento eficiente dos recursos, direcionados para o atendimento da ocorrência, realizando, durante o deslocamento, um patrulhamento preventivo em áreas consideradas críticas pela análise preditiva do sistema.


Fonte: Policia Militar de MG