Prepare-se para enfrentar as chuvas e ventanias da temporada

Contatos da Defesa Civil em Arcos: (37) 3351.7499 / (37) 3359.7910 / (37) 3359.7900

Prepare-se para enfrentar as chuvas e ventanias da temporada
Foto: Supareg em Pexels.com

As recentes e intensas chuvas em Arcos e região vêm merecendo atenção, especialmente de bombeiros militares e de integrantes da Defesa Civil do município. 

Antônio Airton, da Coordenadoria Municipal de Proteção a Defesa Civil de Arcos (COMPDEC - DEFESA CIVIL), informa que o órgão realiza frequentemente ações de fiscalização e acompanhamento, entre elas: o monitoramento do nível do Rio Candonga, Rio dos Arcos, Córrego Biquinhas e Córrego da Gracinda; e Av. Dr. João Vaz Sobrinho trechos I e II. Além disso, o monitoramento de diversos bueiros e bocas de lobo das áreas de risco, realizados em vários pontos estratégicos da cidade. 

Diante das intensas chuvas que vêm atingindo o município, o Jornal CCO solicitou as informações e orientações sobre quais os cuidados e atitudes preventivas recomendadas aos cidadãos.

Lixo e entulhos x bueiros e calhas

Antes de começar a chuva, os moradores devem manter os bueiros limpos e desimpedidos, evitando lançar lixo e/ou entulho nas ruas, para prevenir o risco de entupimento. Cuidado semelhante deve ser adotado em relação a calhas e ralos para garantir a vazão e o escoamento das águas.

Outros cuidados

Retirar aparelhos elétricos da tomada, para evitar risco de curto-circuito ou o princípio de incêndio. No caso de tempestade de raios, deve-se evitar o uso de aparelhos como telefone celular (principalmente conectado à tomada), chuveiro, secador e outros aparelhos eletrônicos.

Em vendavais, não fique próximo a portas e janelas externas. 

Mas, se sair de casa for necessário...

Os motoristas devem conduzir em baixa velocidade e com faróis ligados. Caso a visibilidade na rua ou estrada fique prejudicada, o correto é parar o carro no acostamento, longe de árvores e fora das estruturas metálicas de postos de gasolina.

Também é bom estar atento ao nível da água nos pneus. O limite é o meio da roda do carro. Se passar desse nível, o carro deve ser parado assim que for possível, com as janelas abertas pela metade, para facilitar a saída do veículo caso necessário, mesmo enfrentando o desconforto da chuva.

Pedestres e motoristas devem evitar passar por áreas alagadas, pois, buracos podem ter sido abertos durante a chuva.

Segundo a Coordenadoria, muitos são os detalhes a observar, tais como: em caso de relâmpagos, evitar campos abertos, topo de morros e árvores isoladas; não ficar próximo aos barrancos ou cursos d'água; não ficar próximo a fiação elétrica e de cercas metálicas; manter lanternas e pilhas sempre em condições de uso, evitando o arriscado uso de velas para iluminar ambiente.

Depois da chuva, os cuidados permanecem

A chuva pode parar, mas a ação e movimentação das águas continuam. Para evitar acidentes, a Defesa Civil faz mais recomendações: nunca atravesse pontes, ruas ou avenidas alagadas, mesmo estando de carro, moto ou bicicleta, pois a força da água poderá arrastá-lo; evite transitar em áreas com alagamentos, pois podem aparecer buracos profundo nas vias de circulação; evite contato com a água de alagamentos, pois podem estar contaminadas e provocar doenças; e acione a Prefeitura se tiver conhecimento de bueiros entupidos ou bloqueados.

Não cuide só de si 

Lembre-se de auxiliar idosos e pessoas com dificuldade de locomoção próximas de você e garanta segurança aos animais de estimação.

Após as chuvas, é importante limpar com cuidado objetos e cômodos onde tenha entrado água para evitar doenças. Se possível, também faça uma avaliação séria do terreno onde a casa está situada e solicite apoio dos órgãos competentes. 

Vendavais exigem cuidados específicos, confira os principais

  • Revise a resistência de sua casa, principalmente o madeiramento de apoio do telhado, a fixação e a amarração das telhas.
  • Feche bem janelas, basculantes, portas de armários. Feche persianas, cortinas, blecautes para, no caso de quebrar algum vidro de janela, os estilhaços não sejam lançados e espalhados pelo cômodo, podendo atingir alguém.
  • Desligue os aparelhos elétricos e feche o registro do gás de cozinha.
  • Do lado de fora, mantenha as árvores em sua casa sadias e bem podadas.
  • Precauções devem ser tomadas durante ventos fortes e/ou tempestades
  • Evitar transitar nas proximidades de fiação elétrica.
  • Não fique parado próximo a painéis (outdoors), andaimes, escadas, estruturas que não transmitem segurança.
  • Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois estas estarão sob a ação dos ventos fortes e tudo que possa ser arremessado por eles. 
  • Não se abrigar debaixo de árvores ou sob coberturas metálicas frágeis.
  • Avise ao Corpo de Bombeiros Militar ou a Defesa Civil sobre esses perigos e situações de risco.

Por fim, a Coordenadoria destaca que a Defesa Civil está à disposição para atuar em casos de incidentes. O contato é pelo WhatsApp, nos seguintes números: (37) 3351.7499 / (37) 3359.7910 / (37) 3359.7900

Afinal, como diz o ditado popular: "Melhor prevenir do que remediar".