Previsão de 40 mil pessoas no 2º Festival de Gastronomia de Arcos

O pré-evento iniciará, com um “Esquenta”, às 19 horas da quarta-feira (12), o show será da dupla Delmir e Delmon, na Praça da Matriz

Previsão de 40 mil pessoas no 2º Festival de Gastronomia de Arcos
Fogão e forno na praça (foto: arquivo CCO)

Com 50 barracas, Festival “Delícias da Roça” de Arcos terá o dobro da estrutura do ano passado, é o que afirma o secretário municipal Paulo Henrique Miranda (Paulinho), de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Arcos. “Às 19 horas de amanhã (12), tudo deverá estar pronto para começar. Mas, já pela manhã, quem quiser vir tomar um café com pão de queijo, haverá barraca servindo” – garante. 

Secretário Paulo Miranda (Paulinho) coordena os preparativos

A solenidade de abertura oficial está prevista para o dia 13 (quinta-feira), com a presença confirmada do Governador do Estado, Romeu Zema, o ato será realizado às 15h30, no palco principal do festival, montado no local costumeiro, ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo.

“Neste ano, praticamente dobramos a infraestrutura, com expectativa do aumento de público, se comparado com o ano passado”. Ele conta que, na 1ª edição do festival a média do público foi de 15 a 20 mil pessoas no sábado e domingo. Neste ano, a expectativa alcança 30 a 40 mil pessoas. Paulinho diz que as cidades vizinhas têm ligado em busca de informações, que os hotéis da cidade estão ocupados e afirma que muitas caravanas de outras cidades estarão em Arcos.

Últimos preparativos

“Estamos com 50 barracas. No ano passado nós tínhamos 25”. Ele destacou a preparação do espaço, especialmente da cobertura montada nos locais para oferecer mais conforto, especialmente durante o dia. Diferentemente do ano passado, neste ano, 30 a 35 são barracas de comerciantes de Arcos. “Nós trouxemos toda todos os barraqueiros da ‘Feirinha’ e outros que fizeram credenciamento”.

“Acredito que até amanhã (12), por volta das 17 horas, já esteja tudo pronto para iniciar o evento chamado de ‘Esquenta’, ás 19h” – afirmou o secretário.

A estrutura está 80% pronta, avalia o secretário Paulinho

“Esquenta”

Paulinho convida: “Amanhã (12), haverá um ‘esquenta’, com show de Delmir e Delmon”. Ele diz que o pessoal da ‘Feirinha’ estará na praça da Matriz e acredita que alguns barraqueiros de fora também já estejam presentes, mas, não tem como garantir a operação de todas as barracas, pois a bertura oficial será no dia seguinte (13/07). “Como a abertura oficial foi antecipada, considerando a presença do Governador Zema, nós pedimos aos barraqueiros que antecipassem também sua chegada para a quarta-feira, de forma que já na quinta-feira pela manhã tudo estivesse em funcionamento”.

Horário de funcionamento

Em suas redes sociais, o prefeito Baiano publicou postagem, informando que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, fará a abertura oficial do 2º Festival de Gastronomia ‘Delícias da Roça’ de Arcos às 15h30 da quinta-feira (13). O evento será realkizado no palco principal e contará com apresentações artísticas das escolas do município.

O secretário esclarece que, diante do evento oficial na quinta-feira, as barracas já estarão funcionando durante o dia, a partir das 7 horas. Conforme notícia no site da Prefeitura de Arcos, nos dias 14, 15 e 16, as barracas abrirão às 7 horas. Segundo o secretário o Festival funcionará até as 3 horas da madrugada, menos no domingo, quando deverá ir até a meia noite ou até a 1 hora da madrugada.

Programação de shows

Na noite da quarta-feira (12), a dupla Delmir e Delmon animará o ‘Esquenta’. Na quinta-feira (13) à noite, João Marques e Nando (dupla sertaneja de Formiga). 

“Na sexta-feira, nós teremos bandas gospel do município. Três igrejas de Arcos farão apresentações, a partir das 20 horas, seguidas do show da cantora gospel Gabriela Rocha de São Paulo, entre as 21 e 21h30”. 

Na sexta-feira, a programação não para por aí. Segundo Paulinho, depois da apresentação de Gabriela Rocha, os arcoenses Kéviny & Kennedy assumem o palco, iniciando por volta das 23 horas. Para finalizar, o também arcoense Vitor Moraes, comanda a festa até por volta das 3 horas da madrugada.

No sábado (15), haverá apresentações durante o dia que ainda estão sendo definidas e ajustadas. Às 21 horas, será vez da cantora mineira de Sete Lagoas, Paula Fernandes, seguida do show da cantora arcoense Stéfany Martins.

No domingo, segundo o secretário, haverá várias apresentações artísticas, tais como: Congado, Quadrilha do ‘Garoto Cidadão’ da CSN e Folia de Reis, entre outras. “Após estas apresentações, às 16 horas, teremos a cerimônia em homenagem à Padroeira do município, Nossa Senhora do Carmo, seguida de uma procissão até as 17h30. Na sequência, o show católico de Eros Biondini. Depois, por volta das 20 horas, Cezar e Paulinho (São Paulo) comandam o espatáculo”. O secretário ainda esclarece que as apresentações diurnas acontecerão no palco secundário e as noturnas, no palco principal. 

Paulinho convida a população para vir à praça Floriano Peixoto e apreciar a festa que já virou sucesso. “Estamos com a estrutura para atender melhor a população”. O secretário encerrou, estimando que o investimento total alcance os 800 mil reais.

Opiniões

O Jornal CCO ouviu três barraqueiros, além do construtor dos fornos e fogões: Werley Ribeiro da Bomburguer e Rômulo Frederico da Barraca da Eliana (ambos de Arcos)  e Rodrigo Lima de Itapecerica.

Werley Ribeiro da ‘Bomburguer’ da cidade de Arcos diz: “Compramos uma tonelada e meia de carne para fazer costela barbecue, brisket, costelão, torresmo e hamburguer. Trabalhamos com os pratos do churrasco americano, American Barbecue”. Ele diz que, no ano passado, venderam R$ 50 a 60 mil e espera, neste ano, dobrar o faturamento, mas, comenta que precisaria de um espaço maior.

Rômulo Frederico da Barraca da Eliana de Arcos, que já participa da Feirinha vai oferecer porções: arroz com frango, feijão tropeiro, macarrão na chapa, cachorro quente, caldos, refrigerante e água. “No ano passado, mesmo inexperientes, já foi um sucesso. Para este ano a expectativa é ‘mais sucesso para todos’”. Ele diz que a Prefeitura de Arcos está com toda estrutura montada e em muito boas condições.

Rodrigo Lima de Itapecerica, que está em Arcos pela primeira vez, diz: “Nós vamos trazer o famoso porco no bafo. É assado inteiro e servido em porções com uma farofinha caseira”. A churrasqueira é diferenciada, uma estrutura em tijolos, com uma grelha e uma tampa de metal, de forma que o porco sai, assado, cozido e defumado, conforme conta o assador Renato Ribeiro que explica: “São 8 a 10 horas de assado, especialmente no inverno é mais frio”.

Renato Ribeiro (assador)

Geraldo Teixeira da Fonseca de Itapecerica, não é barraqueiro, mas foi o construtor de todos os fornos e fogões do Festival e também conversou com a reportagem do CCO. Geraldo que é pedreiro de profissão diz que, para os fornos, estão sendo usados 6 mil tijolos, além dos blocos, areia, terra e água. Geraldo, que também fez os fornos e fogões na 1ª edição do Festival, em 2022, disse que não há nada especial para fazer os fornos e fogões, além da experiência e comentou, bem humorado: “Estou tentando ensinar para alguém. Mas, parece que ninguém está querendo aprender aqui em Arcos”. Conforme informação no site da prefeitura, Geraldo, que foi contratado por patrocinador do evento, construiu: quatro fornos de varrer, dois fornos de tambor, quatro fogões a lenha, duas fornalhas de assar porco (churrasqueiras) e duas fornalhas para o engenho.

Em notícia no site da Prefeitura de Arcos, 50 também é o número de variedades gastronômicas que poderão ser saboreadas nos três dias do evento, sem contar o ‘Esquenta’.