Quaresma é um convite à reflexão, ao arrependimento e à mudança de vida

Durante a confissão, a pessoa deve falar somente sobre os próprios pecados e não sobre os pecados dos outros, orienta padre 

Quaresma é um convite à reflexão, ao arrependimento e à mudança de vida
Foto: Lenir Prata

A Quaresma é uma fase importante na crença dos católicos, tendo início na Quarta-feira de Cinzas (celebrada dia 14 de fevereiro neste ano de 2024). É o período em que todos os fiéis são convidados a intensificar a prática religiosa.

Quando o padre ou os ministros da Sagrada Eucaristia desenham uma cruz na testa dos fiéis, utilizando cinzas, as palavras que eles dizem sugerem uma reflexão quanto ao modo de vida de cada um, sobre ações e comportamentos inadequados, com a proposta de renovação: “Convertei-vos e credes no Evangelho”.

Na missa celebrada na igreja de Nossa Senhora do Rosário em Arcos na quarta-feira à noite, Padre Keroll Reis falou dos exercícios quaresmais: jejum, penitência, oração e caridade.

Quanto à penitência durante o período quaresmal, orientou para a escolha de atitudes que agradam a Deus: “Buscar ser uma pessoa melhor dentro da igreja, em casa, no local de trabalho, na sociedade [...]; uma penitência que te faça um marido melhor, uma esposa melhor, algo que vai enobrecer a sua vida [...]; que não seja vinculada simplesmente a um interesse pessoal ou para agradar pessoas, mas sim, voltar o coração e a vida para Deus”.

Geralmente, ouvimos pessoas dizendo que vão deixar de comer certo alimento durante a quaresma, aproveitando para “emagrecer”. Segundo padre Keroll, não é uma atitude correta, porque o propósito não é direcionado a Deus. “Desista dessa penitência”, comentou.

O processo de análise sobre a própria vida geralmente vem acompanhado do “exame de consciência”, que pode resultar no arrependimento por atos cometidos e em um desconforto consigo mesmo. Para os católicos, uma alternativa para se livrar desses sentimentos é a Confissão. Esse Sacramento pode ser praticado em qualquer época do ano, quando é necessário, mas é durante a Quaresma, antes da Páscoa, que o convite é intensificado.  

A preparação para a confissão é uma oportunidade de meditação sobre os atos cometidos que estão desagradando a Deus e prejudicando pessoas com as quais se convive. O ato de ir até o padre, relatar esses pecados, pedir perdão e romper com essas práticas evidencia uma conexão com o Sagrado e o desejo de ter uma vida pautada pelos mandamentos de Cristo.  É um convite para uma vida em paz, aquela paz que traz tranquilidade e fortalece as pessoas para superarem as situações preocupantes que causam angústia, ansiedade, tristeza.

Geralmente, com o intuito de orientar os fiéis sobre a maneira correta de confessar os pecados, os padres explicam o que não se deve fazer, como, por exemplo, comentar sobre os pecados dos outros para justificar suas atitudes, o que pode ser traduzido como “fofoca”.

Durante a missa de Quarta-feira de Cinzas, padre Keroll comentou: “Na confissão, cada um busque fazer seu exame de consciência, contar somente sobre seus próprios pecados e não falar sobre os pecados dos outros”.

Mutirão de Confissões em Arcos

Veja a programação do Mutirão de Confissões em Arcos. Padres de Pains e Iguatama também estarão atendendo em Arcos durante o “Mutirão”.

Horário fixo de 15h às 20h30

27/02 - Paróquia Nossa Senhora do Carmo 
29/02 - Paróquia Nossa Senhora do Rosário 
06/03 - Paróquia Santo Antônio 
07/03 - Paróquia São Cristóvão 
08/03 - Paróquia Santa Rita

OBS.: Caso você tenha a necessidade de se confessar antes, procure uma paróquia. Cada uma tem seus dias e horários para agendamento.