Raphael Couto: Das goleiras de Arcos aos ‘arcos’ dos estádios do Vietnam

Raphael Couto, goleiro de 19 anos, está jogando em Binh Doung no Vietnam. Assinará contrato de adaptação com o Becamex por 3 meses e, se tudo der certo, poderá assinar por mais dois anos ou mais.

Raphael Couto: Das goleiras de Arcos aos ‘arcos’ dos estádios do Vietnam

Raphael: por seu pai

Marco Antônio Santos Azevedo, conta orgulhoso sobre seu filho mais velho: “O Raphael começou a jogar futebol com apenas 5 anos de idade. Goleiro, foi formado pela Escolinha do Ypiranga e convidado para fazer um teste em Águas de Lindóia, no Brasilis”. Marco Antônio, lembra que Raphael jogou a Copa Meninos da Vila, lá em Serra Negra, em São Paulo, defendendo a equipe da escolinha do Santos Futebol Clube de Manaus (franquia), sagrando-se vice-campeão, com o título de ‘Melhor Goleiro’ e, na sequência, competiu pelo mesmo time, na 8ª Copa Internacional de Futebol de Roraima, onde, novamente, conquistou o título de ‘Melhor Goleiro’. 

Depois disso, o policial militar aposentado conta que ele retornou a Arcos e, com 14/15 anos de idade, passou a jogar pela escolinha do América Mineiro, aqui em Arcos. Foi chamado para um teste no Guarani, depois de ter sido assistido, defendendo um pênalti, no programa ‘Eu no MGTV’. “Ele foi o primeiro a participar desse programa.” – lembra.

Marco relembra sobre como as portas do futebol vietnamita abriram-se para seu filho: “Um colega do time do Santos em Manaus, o ‘Stanley’ foi aprovado em uma ‘peneira’ da KeJ Soccer Agents (agência que empresaria jogadores de futebol em nível internacional) e foi jogar no Vietnam. “O empresário Júnior Bahia solicitou indicações para a vaga de goleiro e, em conversa com a mãe do ‘Stanley, Arlete, indicou o Raphael, aqui em Minas”. O empresário fez contato, negociamos e, com isso, o Raphael voltou a Manaus para jogar o campeonato sub-20. Resultado: com 16 anos, Raphael foi vice-campeão amazonense e, no mesmo ano, foi profissionalizado pelo Tarumã Esporte Clube – o goleiro mais jovem a jogar pela categoria profissional no Amazonas. “Em 2020, Raphael iria para o Vietnam, mas veio a pandemia, retardando os planos de Raphael.

“Então, no dia 13 passado, Raphael, finalmente foi disputar um Campeonato Internacional no Vietnam, pelo Tarumã, com a possibilidade de assinar contrato com um clube vietnamita e está lá” – conclui o pai. Marco que vai se encontrar com o filho no final de janeiro próximo.

Raphael, segundo seu empresário Junior Bahia

Ivanilton Ferreira da Silva Júnior ou simplesmente Junior Bahia, é um dos proprietários da KeJ Soccer Agents e empresário do goleiro arcoense Raphael Couto, entre outros atletas do futebol. Seu sócio, Kesley Alves é quem fica sediado na Ásia, enquanto Junior fica no Brasil. Entrevistamos Junior Bahia, via aplicativo de mensagens, pois ele está na Ásia, com o Raphael e a diferença de fuso horário é de 10 horas.

Junior Bahia fala de seu atleta: “Raphael de Arcos é um jogador muito dedicado, muito aplicado, tanto dentro quanto fora de campo”. Ele explica que é exatamente o “extracampo” que o diferencia de muitos outros atletas e que chamou a atenção do empresário. “Ele tem algumas limitações, mas consegue preenche-las com muita dedicação, trabalho e profissionalismo – isso foi que fez a gente se interessar pelo Raphael” – afirmou. “Há jogadores que chegam para nós e que são craques dentro de campo, mas no extracampo acabam prejudicando a negociação – explicou e reforçou que o Raphael é profissional dentro e fora do campo.

Junior conta que Raphael, como todo atleta que vem para a Ásia, vem com um contrato de adaptação. “No caso do Raphael, ele está disputando um torneio e, em seguida, assinará um contrato de três meses, jogando pelo Becamex Binh Duong Football Club e quando terminar estes três meses e, daí, dependerá da adaptação dele. O empresário explicou que, caso o Raphael se adapte ele passa para um contrato de dois anos com o Becamex – time da primeira divisão do Vietnam. 

Com a palavra, o atleta

Raphael Couto Santos Azevedo nasceu em 23/07/2003 em Arcos, é filho da empreendedora arcoense Katia Maria do Couto Santos e do veterano na Polícia Militar e presidente da LIADE, Marco Antônio Santos Azevedo, e irmão do Gabriel Couto Santos Azevedo [que também está seguindo os passos do irmão]. 

Raphael, que também foi entrevistado à distância por estar em Binh Duong, uma província de 2,4 milhões de habitantes no sudeste do Vietnam, começa contando sobre a história de sua carreira até agora: “Comecei jogando no Poliesportivo [Arcos], depois na Escolinha do Ypiranga, onde fiquei até 2014. “Depois surgiu uma oportunidade no América, até o teste no Brasilis em 2016, para onde fui levado pelo Fabiano do Ypiranga. Em seguida, disputei um campeonato organizado pelo Brasilis” – lembra e segue contando que o Santos Futebol Clube o levou para um campeonato em Manaus, depois, para um torneio em São Paulo e outro em Boa Vista (Roraima), nos quais também se destacou. “Após essas competições, fiquei um tempo no Santos em São Paulo. Voltei a Arcos e fui para o Guarani e Vila América”. Raphael também jogou, por dois anos, no Arari de Divinópolis. “Foi nessa época que conheci o Júnior, meu empresário que me levou para o Tarumã, onde me profissionalizei, onde fiz 3 temporadas, como goleiro mais novo da história do campeonato amazonense” e complementa: “Foi uma trajetória muito boa até aqui. Uma trajetória incrível, de altos e baixos. Um grande aprendizado que me formou como jogador e como pessoa.

As primeiras impressões e expectativas

Segundo ele, as primeiras impressões são as melhores: o povo é muito hospitaleiro, pessoas muito educadas. A cidade é muito limpa, bonita e planejada. “É um choque de realidade ao chegar e ver uma nova cultura, um povo novo. É muito bom”. Raphael, acredita na adaptação: “a cultura e a comida serão mais tranquilas e, talvez o idioma seja mais complicado, pois além do português, só falo inglês”. Mas, ele diz que, dentre as palavras que aprendeu, já sabe que futebol é bóng đá, jogador é người chơi e goleiro é thủ môn. No momento, Raphael quer assinar o contrato com o Becamex Binh Doung, fazer bons campeonatos e renovar por três, quatro, cinco, seis anos. 

Raphael conclui: “Agradeço à minha família que sempre me deu apoio: meu pai, minha mãe e meu irmão e, agora, tenho muito a agradecer ao Junior Bahia que me trata como um filho no futebol”.

Então, ao Raphael, chúc may mắn, que quer dizer boa sorte!

(Fotos de acervo pessoal dos entrevistados)

Texto: Nando Noronha