Romaria: 100 ciclistas irão ao Santuário Nossa Senhora Aparecida em Campos Altos

Do grupo que sairá de Lagoa da Prata, 10 são de Arcos

Romaria: 100 ciclistas irão ao Santuário Nossa Senhora Aparecida em Campos Altos

Há nove anos, três amigos –  Jefferson, Wesley e William, de Lagoa da Prata, devotos de Nossa Senhora Aparecida – tiveram a ideia de realizar uma romaria ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida na cidade de Campos Altos. Trata-se do maior templo católico em honra à Padroeira do Brasil erigido em Minas Gerais. 

“Na primeira romaria, em 2014, foram 10 integrantes, com muita vontade de pedalar e agradecer à Nossa Senhora Aparecida pela vida. A próxima edição, que sairá às 3 horas da madrugada do dia 12 de outubro, quinta-feira, contará com um grupo de cem ciclistas” – é o que diz Jefferson Lima (40 anos), um dos quatro organizadores da romaria deste ano. Os outros são: André, ‘Branquinho’ e Douglas.

Esta será a nona edição, que sempre é realizada no dia 12 de outubro. Inclusive no ano da pandemia, mantiveram a romaria. Participam ciclistas individuais, casais e famílias. Crianças não são permitidas e o ciclista mais idoso que acompanhará o grupo, neste ano, se chama Ângelo, com 68 anos.

Com saída de Lagoa da Prata, está prevista uma parada na localidade de Esteios (município de Luz) para o café da manhã. Na sequência, a romaria segue, com algumas paradas para descanso e alimentação. 

Segundo Jefferson, o percurso, de 125 km, terá trechos em rodovias e por estrada de terra. “Se chover, iremos somente pelo asfalto”. Serão 10 a 11 horas pedalando, com aclives bem acentuados que, certamente, exigirão superação e fé para chegarem ao destino e prestarem sua gratidão à Nossa Senhora da Conceição Aparecida. No Santuário, o grupo assistirá à Santa Missa e, depois, retornará em ônibus.

Jefferson relata que, tanto ele quanto os demais ciclistas que vêm se incorporando à romaria, fazem o percurso pelo prazer de pedalar e para demonstrar a gratidão à Padroeira. “São gestos de gratidão, tais como: um rapaz com problema na visão que foi curado, uma senhora cuja filha foi curada de câncer. As pessoas vão mais para agradecer à Nossa Senhora”.

Mais um gesto de gratidão. Afinal, a vida é um milagre.