‘Sanitária’: uma avenida, dois trechos e 75 buracos

‘Sanitária’: uma avenida, dois trechos e 75 buracos
Buraco sinalizado por mecânico, no Trecho 2, próximo à ponte do Olaria

As ruas de Arcos vêm sofrendo com as chuvas intensas que começaram em dezembro passado. Os buracos aumentam em quantidade e em tamanho. Para tomar como exemplo disso, o Jornal CCO percorreu os dois trechos da Avenida João Vaz Sobrinho, na manhã desta, quarta-feira (11), contou buracos e fotografou, nos 8,5 km da via. 

Para o levantamento, foram considerados buracos que apresentassem ruptura do pavimento asfáltico na pista. Não foram contados os buracos menores e depressões acentuadas nas pistas de rolamento, nem outros junto aos meios-fios, que geralmente não causam danos aos veículos e motos.

Trecho 1 – 1,7 km, 11 buracos

No sentido da Pista de skate à ponte da Gameleira, foi a pista com menor número de buracos: 11. Porém, no trecho, ainda há muitas rachaduras na pista que, com a continuidade das chuvas, poderão se tornar buracos.

Trecho 1 – 1,6 km , 17 buracos

No sentido da ponte da Gameleira para a Pista de skate, são 18 buracos e dois pontos chamam a atenção. O primeiro, junto à área do playground e à sorveteria (foto 1). O segundo, na esquina com a rua Ascânio Lima, já vem merecendo a atenção de pessoas que tentam sinalizá-lo com galhos (foto 2).

Foto 1: Buraco junto ao playgroud da Santária Trecho1

Foto: Buraco na esquina com a Rua Ascânio Lima

Trecho 2 – 2,5 km , 16 buracos

Na pista do sentido do Trecho 1 (posto de gasolina) à Avenida Moacir Dias de Carvalho o destaque fica por conta de um buraco que foi sinalizado com um cone e um pneu. O mecânico de motos Iag Iang, ao ver motos e veículos em risco, colocou um cone para sinalizar o buraco que fica em frente à oficina onde trabalha (JW Motos). “Quando está cheio de água, os condutores de carros e as motos não percebiam o buraco que fica colado no ‘quebra-molas’” – disse (foto 3).

Foto 3: Em frente à oficina de motos

Em todos os trechos, muitos buracos se formaram junto a tampas de bueiros, tal como acontece na rotatória na extremidade do Trecho 2 - confluência das avinidas Sanitária com Moacir Dias de Carvalho (foto 4).

Foto 4: Buraco junto à tampa de bueiro na rotatória da extremidade do Trecho 2

Trecho 2 – 2,5 km, 31 buracos

Na última pista percorrida pela equipe, foi encontrado o maior número de danos. Entre a rótula com a Avenida Moacir Dias de Carvalho e o posto de gasolina, na esquina com o Trecho 1 da ‘Sanitária’ foram 31 buracos. Embora, neste trecho não haja destaque, muitos buracos estavam agrupados, ampliando o risco de danos, tal como junto a Ponte de Acesso ao Bairro Olaria.

O Jornal CCO encaminhou questões à Secretaria de Obras e à Assessoria de Comunicação para saber se a prefeitura estava acompanhando a situação das vias públicas, quais as vias públicas que estavam em piores condições e qual a previsão para uma operação ‘tapa-buracos’, uma vez que foram encontrados buracos que receberam massa asfáltica recente. Assessoria de Comunicação respondeu que, até às 17 horas de hoje (11), seria divulgada uma nota sobre as providências da Prefeitura para solucionar o problema.

Texto: Nando Noronha