‘São José’, bairro do Poliesportivo, na região central de Arcos

‘São José’, bairro do Poliesportivo, na região central de Arcos

O bairro São José está localizado nas proximidades da linha de ferro –trecho do Jardim Bela Vista. Também está próximo à região central.

Tem mercearia, loja de roupas, fábrica de costura e outros pontos comerciais. O que falta lá, tem no centro. 


Nair Souza, 70 anos, é moradora há 40 anos, na rua Paraná. Ela elogia a vizinhança e afirma que não existem problemas de violência e criminalidade na comunidade. É um bairro tranquilo. “Gosto daqui, das amizades. Quando eu mudei pra cá, era só mata e havia pouquíssimos vizinhos. O Plácido [ex-prefeito] mandou jogar brita na rua, porque era vermelha [a rua]. Depois foi melhorando. Agora asfaltou; graças a Deus, o Baiano conseguiu asfaltar aqui pra nós”, comenta.

Ela diz que quando se mudou, há 40 anos, também não havia nenhum ponto comercial. “Agora tem uma mercearia aqui (na esquina) e tem o açougue Irmãos Alves, o mais perto aqui”.

Dona Nair enfatiza a admiração pelos vizinhos: “São minha família”.

Atendimento no PSF do Jardim Bela Vista – Os moradores do bairro “São José” são atendidos no posto de saúde do bairro Jardim Bela Vista. Dona Nair elogiou o serviço: “Sou muito bem atendida pelo PSF”. 

Ela também comentou sobre o atendimento no Hospital Municipal São José (conhecido como Hospital de Otorrinolaringologia). “Eu, graças a Deus, não estou precisando ir ao ‘Otorrino’, mas eu vejo muitas reclamações. A gente fica querendo fazer algo para ajudar, mas a força é pouca”, comentou. 

Já a vizinha de Dona Nair, Lázara Gonzaga Santos, 71 anos, moradora do São José há 47 anos, disse que o atendimento do PSF precisa melhorar. “Passam e perguntam se estamos precisando de alguma coisa. Quando a gente precisa, elas negam e a gente fica brava”, argumenta. 

Ela também comentou sobre a pavimentação asfáltica da rua. Disse que melhorou, mas que algumas partes estão soltando.


Tanto Dona Nair quanto Dona Lázara disseram que é preciso melhorar a limpeza do bairro. “As ruas são muito sujas. As pessoas jogam lixo ali na passarela. Tinha que colocar uma placa”, disse Dona Nair, acrescentando que a coleta é regular, mas algumas pessoas não colaboram, não amararam saco de lixo e não colocam na calçada no dia certo.


Pedido para o prefeito: água quente na piscina de hidromassagem do ‘Poli’

Dona Nair disse que gostaria de fazer hidroginástica no Poliesportivo, devido a problemas de saúde, mas fica desanimada, porque a água é fria. Ela faz o pedido ao Governo Municipal.