Semana do Consumidor: Procon-MG leva discussão sobre direitos dos consumidores a estudantes do Ensino Médio

Semana do Consumidor: Procon-MG leva discussão sobre direitos dos consumidores a estudantes do Ensino Médio

O Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), realizou hoje, por meio da Escola Estadual de Defesa do Consumidor, em Belo Horizonte, ação educativa do projeto Dia de Pensar na Sociedade de Consumo. As atividades foram desenvolvidas na Escola Estadual Olegário Maciel e contaram com a participação total de 125 alunos.

Nessa ação, foi abordada uma série de direitos previstos no Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC), tais como: direito à informação; proteção da vida, saúde e segurança; proteção contra a publicidade enganosa ou abusiva; acesso aos órgãos judiciários e administrativos; educação financeira etc. Além desses direitos, foram debatidas as consequências do consumo desenfreado e a repercussão desta prática na saúde financeira do consumidor.

dia_do_consumidor_NOTICIA02.jpg

A palestra fez a estudante I. S, de 17 anos, refletir sobre as próprias atitudes. "Eu pensei muito sobre a relação de consumismo, a gente precisa comprar somente o necessário", disse a aluna. O estudante R. F, de 17 anos, descobriu como reivindicar os direitos do consumidor. "A gente aprendeu onde reclamar para validar os nossos direitos", afirma o adolescente.

Cláudia Raposeiros, oficial do MPMG e integrante da equipe da escola estadual de defesa do consumidor do Procon-MG, ficou muito satisfeita com a interatividade dos alunos durante o encontro. Ela acredita que as informações compartilhadas vão ajudar na formação dos adolescentes. "Este trabalho faz com que os jovens sejam consumidores mais conscientes e pode evitar que eles comprometam a saúde financeira no futuro", garante a oficial.

A coordenadora do ensino médio, Patrícia Sueide, elogiou o projeto do MPMG. Ela lembrou que o papel de consumidor faz parte do cotidiano das pessoas. "São coisas que fazem parte do dia e esses jovens estão entrando no mercado. Então, eles terem essa consciência que eles têm deveres, mas também têm direitos e saber onde procurar esses direitos, é um esclarecimento muito importante para a vida deles", conclui a educadora.

O objetivo do projeto Dia de Pensar na Sociedade de Consumo é despertar nos adolescentes o interesse pelos direitos e deveres dos consumidores. Quer saber mais sobre este projeto? Entre em contato com a Escola Estadual de Defesa do Consumidor do Procon-MG: eedc@mpmg.mp.br ou (31) 3768-1633/ 3768- 1695/ 3768- 1697

Acompanhe as demais ações previstas para a Semana do Consumidor:

amanhã, 13 de março, a população 60+ receberá informações sobre golpes por meio do projeto "60+ revelando direitos, desarmando golpes",

na quinta-feira, 14 de março, consumidores superendividados participação de uma oficina de Educação Financeira e,

na sexta-feira, 15 de março, dia Mundial do Consumidor, mulheres beneficiárias de programas sociais participarão de uma roda de conversa com os fiscais do Procon-MG.

Fonte: Ministério Publico MG