Semana Santa: celebrações de hoje, 27 de março, em Arcos 

Nesta Quarta-Feira Santa, 27 de março, relembra-se o encontro de Jesus e Maria em meio às outras pessoas que acompanhavam o martírio, quando Ele estava sendo levado para o Calvário. 

Semana Santa: celebrações de hoje, 27 de março, em Arcos 
Foto: Site da Arquidiocese de Juiz de Fora

Em artigo publicado no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de autoria de Dom Anuar Battist, arcebispo emérito de Maringá (PR), ele cita uma passagem do Evangelho de Lucas (Lc 23, 27-31), onde está uma referência ao encontro de Jesus com o povo: 
“Seguia-o uma grande multidão de povo e de mulheres, que batiam no peito e o lamentavam. Mas Jesus, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai, antes, por vós mesmas e por vossos filhos. Porque eis que hão de vir dias em que se dirá: Bem-aventuradas as estéreis, os ventres que não geraram e os peitos que não amamentaram. Então, começarão a dizer aos montes: Caí sobre nós! E aos *outeiros [pequenas elevações de terreno]: Cobri-nos! Porque, se ao madeiro verde fazem isto, que se fará ao seco?”. Link: https://www.cnbb.org.br/o-profundo-simbolismo-do-sermao-do-encontro-na-semana-santa/

Programações de Quarta-feira Santa em Arcos – 27 de março
 
Paróquia Nossa Senhora do Carmo – sediada na região central (praça Floriano Peixoto)

A Quarta-feira Santa começou com Missa às 8h e Unção dos Enfermos na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo.
Às 10 horas: Unção dos Enfermos no Hospital.
15h: Via Sacra na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo
19h: Missas nas igrejas São Francisco e Santa Terezinha e procissões até a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo, onde acontecerá o Sermão do Encontro. 

Paróquia Nossa Senhora do Rosário – sediada na região central (avenida Governador Valadares)

19h: Início da celebração da Santa Missa nas comunidades Mãe Rainha e São Geraldo, até o Evangelho. Logo após, seguem as procissões até a Matriz de Nossa Senhora do Rosário.
Em tempo: Amanhã (Quinta-feira Santa, dia 28), às 9 horas da manhã, haverá a Celebração da Santa Missa dos Enfermos na matriz de Nossa Senhora do Rosário. (O restante da programação de amanhã será postado amanhã).

Comunidade e Obras Os Pequeninos de Deus – sede do bairro Bom Retiro / Igreja Bom Pastor

18h30: Missa da Unção dos Enfermos na Igreja Bom Pastor, situada no imóvel da Comunidade e Obras Os Pequeninos de Deus, na rua João XXIII, bairro Bom Retiro. (Estacionamento próprio).

Paróquia Santo Antônio – sediada no bairro de mesmo nome

A programação começou às 9 horas da manhã, com a Unção dos Enfermos na Igreja Matriz de Santo Antônio.
19h30: Celebrações nos locais onde estão as imagens. A seguir, procissões até a Igreja Matriz Santo Antônio, com o Sermão do Encontro.

Paróquia São Cristóvão - sediada no bairro Jardim Bela Vista 

19h: Saída em procissão para o Santuário São Judas, para o Sermão do Encontro e a Celebração da Santa Missa.
Em tempo: Amanhã (Quinta-feira Santa, dia 28), às 9 horas da manhã, haverá a Celebração da Santa Missa dos Enfermos na Matriz de São Cristóvão. (O restante da programação de amanhã será postado amanhã).

Paróquia Santa Rita – sediada no bairro Floresta

19h: Celebrações nas casas e Procissão do Encontro até a Igreja de Santa Rita, onde haverá a Santa Missa. 
Em tempo: Amanhã (Quinta-feira Santa, dia 28), às 10h30 da manhã, haverá a Celebração da Santa Missa com Unção dos Enfermos na Igreja Santa Rita. (O restante da programação de amanhã será postado amanhã).

No decorrer da semana, publicaremos as demais programações da Semana Santa.