Complemento de piso: enfermeiros do ‘São José’ em Arcos aguardam pagamentos retroativos de 2023

Os profissionais de enfermagem ainda não receberam o complemento do piso referente ao período de maio a setembro de 2023 

Complemento de piso: enfermeiros do ‘São José’ em Arcos aguardam pagamentos retroativos de 2023
Foto: Pedro Ventura/Agência Brasil

Foi aprovado na Câmara Municipal de Arcos, na reunião de ontem, dia 25 de março, Requerimento do vereador João Paulo Ferreira (Joãozinho) que será enviado ao prefeito Claudemir Melo solicitando o pagamento retroativo do piso da enfermagem para profissionais do Pronto Atendimento Municipal São José.

O vereador pede providências ao Executivo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para que seja viabilizado o pagamento retroativo do Piso da Enfermagem para os profissionais que atuam nessa unidade de saúde, referente aos meses de maio a setembro de 2023. De outubro de 2023 até então, o complemento está sendo pago regularmente.

O vereador argumentou que, embora seja um direito reconhecido em lei, até a presente data as referidas parcelas retroativas não foram pagas aos servidores. Questionado por profissionais da área, o vereador está em busca de informações. “Estou colocando esse requerimento para que a Prefeitura possa dar um parecer nesse sentido, se de fato vai pagar ou não”.

O recurso para pagamento do complemento do piso vem da União. Segundo Joãozinho, a Administração Municipal ainda não deixou claro se de fato esse recurso não chegou para o Município, se vai chegar ou não, se há possibilidade de o Município pagar com dinheiro próprio. Ele sugeriu que isso seja analisado pela Assessoria Jurídica da Prefeitura.

“[...] Os profissionais da enfermagem estão cansados”

O vereador enfatizou que não faltam recursos financeiros no Município de Arcos. “[...] Falta sensibilidade e cumprir o que preconizam as legislações e de fato pensar nessas pessoas, ainda mais neste momento de dengue (...). Os profissionais da enfermagem estão cansados”.
Em outro contexto da reunião, o vereador disse que foi informado pelo diretor do Pronto Atendimento São José que o número de atendimentos na unidade quase triplicou. De uma média de 200 registros de atendimentos diários, que estão dentro da normalidade, com os casos de dengue a média está superando 500 atendimentos por dia.

Houve aumento no quadro de enfermagem, com a contratação de quatro enfermeiras e oito técnicas de enfermagem.  “É considerado um número baixo para a alta demanda que tem tido lá. A gente tem que considerar que os profissionais precisam de um momento de descanso. Tem ali a carga excessiva de trabalho e acaba comprometendo o dia a dia de trabalho deles”, disse João Paulo, na reunião da Câmara do dia 11 de março. 

Governo Municipal não se manifesta 

Na manhã de terça-feira, 26, o CCO enviou ofício ao secretário municipal de Saúde e à Assessoria de Comunicação da Prefeitura, perguntando qual é a justificativa para o atraso nesse pagamento. No entanto, ainda não tivemos retorno. O espaço continua aberto.