Semana Santa: celebrações desta segunda-feira, 25 de março, em Arcos 

Jesus não foi um político e nem um “libertador social”; Seu reino não era deste mundo  

Semana Santa: celebrações desta segunda-feira, 25 de março, em Arcos 

A Semana Santa começou ontem, dia 24 de março, com o Domingo de Ramos. A Igreja Católica relembrou, com a celebração, a entrada de Jesus em Jerusalém, aclamado pelo povo, que utilizava ramos na saudação.

De acordo com artigo do professor e escritor Felipe Aquino, publicado no site da Canção Nova, o povo que aplaudia Jesus quando Ele chegou a Jerusalém tinha O visto ressuscitar Lázaro de Betânia há poucos dias.  “O povo tinha a certeza de que Esse era o Messias anunciado pelos profetas”.

No entanto, escreve professor Felipe Aquino, “esse mesmo povo tinha se enganado com o tipo de Messias que Cristo era. Pensava que fosse um Messias político, libertador social, que fosse arrancar Israel das garras de Roma e devolver-lhe o apogeu dos tempos de Salomão”. Esse seria um dos motivos pelos quais Jesus utilizou um jumentinho para sua chegada, simbolizando humildade.  “[...] O Senhor entra na grande cidade, a Jerusalém dos patriarcas e dos reis sagrados, montado em um jumentinho; expressão da pequenez terrena. Ele não é um Rei deste mundo!”. Com informações do link: https://formacao.cancaonova.com/liturgia/tempo-liturgico/semana-santa/a-importancia-do-domingo-de-ramos/

Hoje, terça e quarta
 
Na segunda-feira, terça-feira e quarta-feira, as celebrações lembram a prisão de Jesus, o momento em que Ele se encontra com Sua Mãe e o sofrimento contido dela. Nesses três dias, Jesus e Seus discípulos preparavam-se para a celebração da Páscoa, festa principal dos judeus. Mas Jesus sabia que eram os últimos dias de Sua vida. “A Páscoa Judaica iria se converter na Páscoa de Jesus, Sua passagem da morte para a vida”.  Com informações do link:  https://formacao.cancaonova.com/liturgia/tempo-liturgico/semana-santa/segunda-terca-e-quarta-feira-santas/

Programações de Segunda-feira Santa em Arcos – 25 de março
 
Paróquia Nossa Senhora do Carmo – sediada na região central (praça Floriano Peixoto)

Esta Segunda-feira Santa começou com missa e confissão comunitária na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo, às 6 horas da manhã. Em tempo: Amanhã (terça-feira, dia 26), no mesmo horário (6 horas da manhã), também haverá missa com confissão comunitária na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo.

Às 15h foi realizada a “Via Sacra” [foto]. É o ato em que os fiéis relembram, em oração, o caminho de Jesus Cristo da residência oficial do governador romano, Pilatos, onde Ele foi condenado, até o monte Calvário, onde foi crucificado.

Às 19h: Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo e procissão com a imagem de Nosso Senhor dos Passos para a Igreja São Francisco.

Paróquia Nossa Senhora do Rosário – sediada na região central (avenida Governador Valadares)

19h: Celebração da Santa Missa na matriz de Nossa Senhora do Rosário e procissão com a imagem de Nosso Senhor dos Passos para a Comunidade Mãe Rainha – Casa da Geralda e do Osmar (Marico) – Rua dos Expedicionários, 338.

Comunidade e Obras Os Pequeninos de Deus – sede do bairro Bom Retiro / Igreja Bom Pastor

18h30: Celebração eucarística na Igreja Bom Pastor, situada no imóvel da Comunidade e Obras Os Pequeninos de Deus, na rua João XXIII, bairro Bom Retiro. (Estacionamento próprio).
 
Paróquia Santo Antônio – sediada no bairro de mesmo nome

A programação de hoje começou às 9 horas da manhã, com a Unção dos Enfermos na Capela São Vicente. Em tempo: Amanhã (terça-feira, dia 26), às 9h, na Igreja São Sebastião, também haverá a Unção dos Enfermos.
  
19h30: Missa na Igreja Matriz Santo Antônio e procissão com a imagem de Nosso Senhor dos Passos para a casa de Célio e Betinha – Rua Esmeralda, 81, bairro Vila Boa Vista.

21 horas (após a procissão): Confissão na Igreja Matriz de Santo Antônio. 

Paróquia São Cristóvão - sediada no bairro Jardim Bela Vista

19h30: Celebração da Santa Missa na Matriz de São Cristóvão. Logo após, procissão com a imagem de Nosso Senhor dos Passos para a residência de Renato e Elaine – Rua Francisco Alves, 605, Planalto (Comunidade Nossa Senhora de Fátima).  

Paróquia Santa Rita – sediada no bairro Floresta

19h: Santa Missa na Igreja Santa Rita e procissão com a imagem do Senhor dos Passos até a casa de Andreia e Betinho – Rua Tupis, 120, bairro Floresta.

No decorrer da semana, publicaremos as demais programações da Semana Santa em nosso site: jornalcco.com.br .