Série Bairros de Arcos: Veja o que precisa melhorar no 'Juca Dias'

Série Bairros de Arcos: Veja o que precisa melhorar no 'Juca Dias'
Foto: Jornal CCO

O CCO visitou o bairro “Juca Dias” no dia 18 de outubro. Falamos com Rosana Ribeiro dos Santos, 55 anos, que estava na praça do bairro Planalto com a filha e o neto, mas ela mora no ‘Juca Dias’, na rua José Matina, que é a principal do bairro e fica próxima à saída para Iguatama.

Rosana (à esquerda), moradora entrevistada, estava nesta praça, que é do bairro Planalto (próximo ao “Juca Dias”) 


Segundo Rosana, os moradores dessa rua são muito prejudicados devido à grande quantidade de caminhões que vêm da rodovia e transitam por lá. “Eles saem da BR e o movimento quase todo, no horário de pico, é na minha rua”. Ela disse que isso acontece por volta de 15h30 até 18 horas e também de 3h30 às 6h30 ou às 7 horas da manhã. A moradora gostaria que os condutores desses veículos de grande porte utilizassem outro trajeto. “Eles fogem do “Pulo do Gato”, fogem das câmeras que têm lá e passam tudo na minha rua. Isso é de conhecimento do prefeito”, comentou. Segundo a moradora, também na gestão passada, do ex-prefeito Denilson Teixeira, o problema já existia e os moradores fizeram abaixo-assinado.

Posto de Saúde  

Dona Rosana e a filha, Amanda Caroline Ribeiro, 35 anos, do lar, elogiaram o atendimento do Posto de Saúde da região. Rosana mora em outro bairro, mas passa boa parte do tempo na casa da mãe dela no “Juca Dias”. Ela elogiou o médico e disse que gostaria, apenas, que o atendimento fosse realizado também no período da tarde.

Necessidade de mais rotas de ônibus pela manhã

Na opinião de Dona Rosana, o serviço de transporte coletivo urbano “está péssimo” [relato feito em 18 de outubro]. Ela agradeceu ao poder público por ser gratuito, mas disse que é preciso aumentar o número de rotas, porque os horários do período matutino não estão atendendo às necessidades. “Eu gostaria que ela corresse do mesmo jeito que era a outra (lotação da empresa Irmãos Cardoso). A gente sabia dos horários, sabia das ruas, dos pontos. Às vezes, a gente vai e tem que voltar a pé. Podiam acrescentar mais horários na parte da manhã, tanto saindo daqui do bairro quanto voltando do Centro”, sugeriu. Segundo a filha dela, os horários no período matutino são apenas dois: às 7 e 11h30 da manhã.
No bairro, não há muitas opções comerciais e os moradores precisam ir a outros lugares para as compras em geral. A avenida ‘Laura Andrade’ é o local mais próximo.

Sem áreas de lazer

No ‘Juca Dias’ não existem áreas de lazer para crianças e adolescentes. Portanto, eles saem de lá e vão para o Planalto ou Jardim Bela Vista, fato esse que preocupa nossa entrevistada Amanda. “Acho que está perigoso, as crianças saírem do ‘Juca Dias’ e virem parar aqui, para irem na quadra do Planalto”.

A mãe dela disse que no ‘Juca Dias’ tem um campo, mas é para adultos. Ela contou que muitos moradores de lá vão para a pista de caminhada do Jardim Bela Vista, onde tem uma academia e um parquinho para as crianças. No entanto, o local está precisando de reparos e mais cuidados. “Eu queria que ele [o prefeito] desse maior atenção para essa área de lazer, que é de lá, na beira da BR. É mais perto da minha casa do que essa praça aqui do Planalto. Tem muita gente que sai daqui e vai pra lá, caminhar, mas lá está muito ruim”, fez o pedido.

Amanda fica na expectativa de que sejam construídas áreas de lazer no bairro da mãe dela.

A pista de caminhada do bairro Jardim Bela Vista já estava precisando de cuidados naquela ocasião (18 de outubro). Depois do temporal ocorrido no dia 29 de outubro, quando várias árvores foram derrubadas pelo vento, a situação piorou bastante. Até a manhã de 16 de outubro, ainda não havia sido feito o recolhimento de todos os galhos e árvores que caíram (veja a foto).

A pista de caminhada do Jardim Bela Vista, onde tem academia popular e parquinho para as crianças, era uma opção de lazer para moradores do “Juca Dias”. Desde o temporal de 29 de outubro, ela está assim.