Série Vereadores Eleitos: Alex Didier dará atenção para a saúde pública e causa animal
O vereador eleito para a oitava cadeira do Legislativo arcoense dará prioridade às questões de saúde, especialmente à causa animal e focará suas ações em busca de benefícios para as comunidades rurais de Arcos
Alex Gracieres Ribeiro ou Alex Didier nasceu em Formiga, tem 45 anos e é filho de Aparecida Ventura Ribeiro e Agenor Ribeiro Filho. Ele explica como apareceu o ‘Didier’ no seu nome mais reconhecido: “O ‘Didier’ é da minha avó, ela se chama Maria Didier Macedo, de uma família grande da cidade de Pimenta”.
Ele conta que, em sua página no Facebook, variava o uso entre ‘Alex Ribeiro, ‘Alex Macedo’, ‘Alex Ventura’. Mas, quando estava usando ‘Alex Didier’ gravou e postou um vídeo questionando um vereador sobre fatos da época. O vídeo, segundo ele, teve grande repercussão, com mais 11 mil visualizações e as pessoas comentavam que o vídeo era de um tal de ‘Didier’.
Morando longe
Alex começou a estudar na Escola Municipal Julieta Ribeiro da Fonseca e concluiu o Ensino Fundamental na Escola Yolanda Jovino Vaz, parando de estudar.
Alex Didier, com 20 anos, mudou-se para o interior do Paraná, onde permaneceu por 12 anos, trabalhando como representante de cosméticos. Retornou a Arcos e trabalhou conduzindo ônibus.
Ele é casado com Bruna de Fátima Pimentel Ribeiro. Alex tem dois filhos: Alaf Cauã e João Gabriel, que são filhos de seu primeiro casamento. Atualmente, ele reside no bairro São Judas e trabalha como encarregado de supressão vegetal.
Trajetória política
Alex fala sobre sua caminhada política, dizendo que iniciou colaborando em uma campanha para a prefeitura de Arcos, em 2016, quando gostou do movimento e do trabalho, mas ainda sem ter ideia da lançar-se na política.
“No ano seguinte fui convidado para trabalhar como motorista de ambulância na área da saúde e, quando chegou em 2018, as pessoas falavam comigo, ‘colocando no meu coração’ a ideia de me candidatar” – disse. Ele justifica, dizendo o trabalho na área da saúde oferece muita exposição e as pessoas são agradecidas. Com as manifestações das pessoas, estimulando-o a se candidatar, começou a acreditar que sua candidatura seria possível.
Alex também trabalhou (2018), com sucesso, para a campanha à Assembleia Legislativa de outro político e isso, segundo ele o entusiasmou ainda mais. “Em março de 2019, pedi o desligamento da prefeitura e, em 2020, lancei pela primeira vez meu nome para vereador de Arcos, pelo partido Cidadania, ficando na suplência”.
Nesta eleição de 2024, Alex Didier, com 390 votos, conquistou a vaga na Casa Legislativa de Arcos e ele se posiciona: “Eu não sou oposição e não sou situação”. Segundo ele, seu posicionamento é ao lado do povo. Ele diz que sempre quer manter diálogo com os demais parlamentares e que estará sempre olhando pelo povo. Se o prefeito estiver errando, Didier não o defenderá. No entanto, se o chefe do Executivo vier com propostas, projeto ou ação que beneficie a população, ele será favorável e disse que terá a mesma postura em relação aos demais vereadores.
Causa animal será prioritária
Alex Didier afirma: “Tenho vários projetos. Não sou o ‘salvador da pátria’ e nunca pensei em ser. Só que vou centrar mais na área da saúde”. Ele argumenta dizendo que trabalha na causa animal desde 2011 e que trabalhará em prol da saúde pública, com ênfase na causa animal.
A saúde pública, no entender do futuro vereador, não é ruim. A saúde pública precisa ser melhor fiscalizada e, na causa animal ele pretende desenvolver esforços integrados com as entidades protetoras dos animais para instalar o Conselho Municipal de Proteção Animal de Arcos (COMPA/A). “O COMPA/A não existe em Arcos e eu vou propor a criação, tal como já existe em muitas outras cidades. “Para este conselho, pelo projeto de lei federal (PL-454/24), deverão ser destinados 20% do Fundo Nacional do Meio Ambiente, valor usado na castração de cães e gatos” – afirma Didier.
Ambulatório móvel
Também na área da saúde, Didier fala do ambulatório móvel que também já existe com sucesso em outras cidades: “O ambulatório é constituído de um veículo equipado com enfermeiro, médico e motorista”. Ele explica que o veículo pode parar em um ponto da comunidade rural, com equipamento de ótima qualidade, ar condicionado e oferecer atendimento à população das comunidades rurais. Ele diz que Arcos tem condições de ter e manter um veículo com essas características.
Área rural também estará no foco principal
Segundo Alex, em muitas comunidades ainda se usa a cisterna. “Criar rede de esgoto é complexo, caro e não depende do Legislativo”. Ele pretende propor ao Executivo a implantação de fossas sépticas com recolhimento dos dejetos uma vez por semana, evitando a contaminação dos lençóis freáticos e permitindo o uso da água proveniente de novos poços artesianos, para o plantio e aumentando a capacidade de o produtor fornecer produtos para a ‘cesta verde’. Ainda, fiscalizar a manutenção das estradas rurais será outro foco, na ação do futuro parlamentar nas comunidades rurais.
Gratidão e disposição
Por fim, Alex Didier agradeceu a Deus, à família e a todas as pessoas que confiaram seu voto nele. “Minha cadeira [na Câmara] será a cadeira da população que confiou seu voto em mim”. Confira a mensagem gravada pelo vereador, a seguir.