Sicoob Arcomcredi investe em projeto na escola municipal Olinda Veloso

Mais uma, dentre inúmeras ações da instituição em Arcos que evidenciam a grande diferença entre cooperativas de crédito e bancos

Sicoob Arcomcredi investe em projeto na escola municipal Olinda Veloso

Jogo de memória com números e quantidades, dominó, bingo do alfabeto, alfabeto silábico e disco de frações. Esses são alguns dos brinquedos pedagógicos que foram adquiridos para a escola municipal “Olinda Veloso”, de Arcos, graças ao apoio do Sicoob Arcomcredi.

O projeto da diretora, Alessandra Aparecida Arruda, resultou em uma Sala de Recursos novinha para todos os alunos. Ela se inspirou na Sala que viu na escola municipal “Yolanda Amorim”, do bairro Esplanada.

O CCO foi conhecer a sala, na tarde de quarta-feira, 28 de junho, acompanhando uma equipe da cooperativa de crédito de Arcos que viabilizou esse espaço. 

Alessandra Arruda, que também é professora e se sensibiliza com a realidade nem sempre satisfatória de algumas famílias, idealizou o ambiente, elaborou o projeto e recorreu aos diretores da cooperativa, que aprovaram a iniciativa e investiram, adquirindo todos os itens necessários, incluindo o mobiliário. “Já conhecíamos o trabalho do Sicoob Arcomcredi, o trabalho que o Luciano [gerente] faz; levamos a proposta para ele, que comprou nossa ideia. Ficamos muito felizes com tudo isso”. 

A diretora explicou que o recurso do Governo Federal direcionado às escolas é destinado a certos fins específicos, como, por exemplo, reparos no imóvel; portanto, não poderia ser investido em um projeto como esse. “Essa demanda era um sonho que eu tinha que realizar, porque, às vezes, na sexta-feira (Dia do Brinquedo na escola), alguns trazem brinquedos e outros não trazem. Então, a possibilidade dessas crianças terem essa sala, em que a professora, em algum momento, combine com eles o horário, será muito gratificante para eles”. Mais do que brincar, também estarão trabalhando a psicomotricidade.


Crianças com necessidades especiais 

A escola mantém crianças com necessidades especiais em todas as salas, trabalhando também a inclusão. São 14, de um total de 213 alunos. Todos são assistidos por professores de apoio, sendo que alguns, de grau mais leve, são agrupados (até três alunos juntos). A diretora relata que o número está aumentando e que, segundo a coordenadora da Educação Especial, geralmente chega um pedido por semana. A maioria são casos diagnosticados como autismo e também tem os diagnósticos de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Alessandra enfatizou que, sem a parceria com o Sicoob Arcomcredi, seria impossível concretizar o projeto, uma vez que a Administração Municipal tem outras demandas de todas as áreas. “Era algo que a gente sonhava e estava longe de nossas possibilidades financeiras. [...] É algo que me deixa muito feliz, porque a gente sabe como é difícil atender a tantas demandas que o prefeito tem; são 13 escolas”. Agora, duas escolas municipais contam com a Sala de Brinquedos Pedagógicos (‘Olinda Veloso’ e ‘Yolanda Amorim’). A diretora comentou que a secretária municipal de Educação, Sônia Zuquim, ficou feliz e grata com a notícia.

O espaço será utilizado não somente pelas crianças da Educação Especial, mas por todos os alunos da educação infantil e também do 5º ano, para assistiram a filmes e terem momentos de leitura em um local diferente.


“[...] algo que estará levando essas crianças para um patamar diferente daquele dia a dia que elas têm, da vida difícil que levam [...]”


A diretora da escola ressaltou que, na comunidade, existem muitas famílias dedicadas, constituídas por pessoas que trabalham e se preocupam com a boa educação dos filhos, mas também existem situações de vulnerabilidade social. “Nossa comunidade é carente, carente financeiramente, carente de carinho, de brinquedos, de atenção”. Daí a importância de terem um espaço de entretenimento na escola, para brincadeiras educativas. “Estarão aqui descobrindo o lúdico, com a professora brincando com eles, com os fantoches... algo que estará levando essas crianças para um patamar diferente daquele dia a dia que elas têm, da vida difícil que elas levam. [...] Nosso foco aqui é a felicidade das crianças”. Alessandra tem conhecimento de que a principal refeição de alguns alunos é a servida na escola. 

Essa unidade de ensino está em evidente desenvolvimento, afirma a diretora. “Deus tem nos honrado tão grandemente aqui! O Senhor tem sido fiel com a gente. [...]. Nossas crianças estão no padrão, estão crescendo (...) e o nome da nossa escola está sendo elevado. Fico gratificada”. 


Cooperativa investe na educação e no esporte

 O gerente do Sicoob Arcomcredi, Luciano Wagner, disse que o Sicoob Arcomcredi tem desenvolvido várias ações sociais no município nas áreas de Educação e Esporte. Falou, ainda, da importância de outras instituições e empresas fazerem sua parte. “Infelizmente, por maior que seja nosso esforço, não conseguimos atender a todos. Esperamos que essa sementinha que estamos plantando nesta escola, que é muito bem gerida, sirva de exemplo. Arcos é uma cidade que tem muitas empresas. Se cada uma fizer um pouquinho, a gente consegue melhorar a vida da população tanto na educação como no esporte, na cultura e em outros setores”. 

O sistema cooperativista de crédito reconhece que uma das maneiras de transformar um país é por meio da educação, sendo importante investir nos educadores. “Estamos procurando valorizar os nossos professores municipais, porque sabemos da dificuldade que eles têm no dia a dia”. 

Ele explicou que a agência precisa gerar resultados financeiros, contudo, sem desprezar as reponsabilidades sociais, o que, para ele, é motivador. “Transformarmos esse resultado em algo para a comunidade local é uma sensação muito agradável. Eu, que venho de banco [trabalhou em banco ao longo de décadas], nem sempre tive essa oportunidade de fazer isso, porque banco só gera lucro para seus acionistas; e no cooperativismo nós temos essa satisfação”.

Quando os diretores da cooperativa receberam a solicitação da diretora escolar, prontamente tiveram o apoio do presidente do Conselho de Administração, Rosalvo Cunha. Rosalvo parabenizou o trabalho da diretora e disse que o Sicoob Arcomcredi continua de portas abertas.