Tarifa Zero: Investimento do Governo Municipal beneficia média de 600 pessoas por dia

Tarifa Zero: Investimento do Governo Municipal beneficia média de 600 pessoas por dia

O transporte coletivo em Arcos, por aproximadamente 35 anos, foi feito por uma empresa privada, com cobrança de tarifa. Em março de 2021, o serviço acabou sendo suspenso.

Em setembro de 2022, a população foi surpreendida com uma notícia: a Prefeitura de Arcos criou o programa ‘Tarifa Zero! Transporte para Todos!’, que foi iniciado no dia 20 de setembro. Já são mais de quatro meses em funcionamento. 

Atualmente, são quatro rotas, definidas por cores, com horários em dias úteis (de 5h45 até 18h) e aos sábados, de 05h45 às 13h. Aos domingos e feriados não ocorre o fornecimento do transporte.

Nas planilhas expedidas pela Prefeitura, que podem ser acessadas no Portal CCO, estão a identificação de cada rota, de cada ponto de embarque/desembarque, dias e horários. Vale a pena dar uma olhada e verificar se o serviço pode ser útil a você, que tem andado a pé ou que possui veículo e quer economizar com combustível. 

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura informou que, em Arcos, andam de lotação, diariamente, uma média de 600 pessoas. 

Se você tem sugestões para melhorar o serviço, ligue para (37) 3359-7928. Sua dica será avaliada.

Opiniões dos usuários

Serviço pontual 

A radialista Rosana Lopes utiliza o serviço público desde o dia 26 de outubro, de segunda a sexta-feira. Moradora do bairro Niterói, entra no ônibus de meio-dia e meia para ir trabalhar, no centro de Arcos. Ela disse que o motorista é pontual e comunicativo. “Não tenho nada a reclamar”. 

Com o dinheiro economizado, Fernanda compra leite e fraldas para as filhas 

A dona de casa Fernanda de Paula Ribeiro utiliza o serviço há aproximadamente um mês, desde que se mudou de Barroso (MG) para Arcos, em busca de emprego. “Estou ficando na casa do meu pai no bairro Parque Floresta II, até encontrar uma casa para alugar, porque pretendo ficar aqui em Arcos. Agradeço muito a quem disponibilizou isso, porque em muitas cidades, os prefeitos não fazem isso. Vou ser sincera: é muito bom! Em todos os momentos que preciso sair com minhas duas filhas, eu consigo. É excelente! Foi a melhor decisão que tiveram”. Ela acrescentou que como não tem que pagar pelo transporte, está comprando leite e fraldas para as filhas.  

Economia com passagem

Maria Aparecida Duque é moradora do bairro Esplanada e utiliza o transporte desde o início. Disse que conhece muitos moradores do seu bairro e do ‘Santo Antônio’, que também utilizam. “Uso para subir do serviço”. Ela diz que o programa é bom e também confirma que é pontual. Acrescentou que antes, quando tinha lotação [serviço privado], pagava pelo transporte. Agora, está fazendo uma boa economia. 

Novidade 

Isaías José dos Santos, pedreiro, morador do bairro Parque Floresta, disse que já utilizou o serviço. “Pelas vezes que utilizei, é bom. Foi o prefeito que fez, né?”, perguntou. Ele arcoense e trabalhou muito tempo fora, tendo retornado a Arcos há dois meses, em virtude de acidente de trabalho. Comentou que nas outras cidades onde morou, não tinha o transporte gratuito. 

Confira, a seguir, os itinerários.

ROTA 01 - LINHA VERDE

ROTA 02 - LINHA AMARELA

ROTA 03 - LINHA AZUL

ROTA 04 - LINHA LARANJA