TJMG abraça campanha do Novembro Azul

TJMG abraça campanha do Novembro Azul
No 12º andar do Edifício-Sede do TJMG, todos se vestiram de azul para lembrar a importância da prevenção (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) se "vestiu" de azul em apoio à campanha de conscientização para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e do diabetes. No Novembro Azul, várias ações estão sendo realizadas na Corte mineira. Nesta sexta-feira (17/11), magistradas, magistrados, servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores usaram roupas azuis para lembrar a importância da prevenção dessas doenças.

Not-NovembroAzul.jpg
No 12º andar do Edifício-Sede do TJMG, todos se vestiram de azul para lembrar a importância da prevenção (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

A Diretoria Executiva de Administração de Recursos Humanos (Dearhu), conjuntamente com a Gerência de Saúde no Trabalho (Gersat) e a Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho (Covit), realizou ações educacionais e exames preventivos em todas as unidades do TJMG, nos dias 8, 9 e 10/11. Equipes de enfermagem da Gersat e do Centro Oftalmológico de Belo Horizonte fizeram atendimentos em estandes para oferecer exames de glicemia capilar, que verifica os níveis de açúcar no sangue, e de acuidade visual, que auxilia na detecção de problemas oculares, que podem ser decorrentes do diabetes.

A equipe da Gersat também distribuiu marcadores de livros contendo informações sobre a campanha Novembro Azul, incluindo dicas de prevenção, fatores de risco, sintomas e exames para detectar o câncer de próstata e o diabetes. Além disso, o edifício-sede do TJMG ficará iluminado de azul durante o mês. Uma cartilha com informações didáticas, no modelo perguntas e respostas, sobre o diabetes foi distribuída.

Not---Comarca-de-Pouso-Alegre-Novembro-Azul.jpg
A turma do Juizado Especial da Comarca de Pouso Alegre também aderiu à campanha (Crédito: Divulgação/TJMG)

O superintendente de Saúde do TJMG, desembargador Alexandre Quintino Santiago, ressaltou a importância do diagnóstico precoce para as duas doenças. "Quanto antes o diagnóstico for feito, mais fácil é o tratamento e maior a possibilidade de cura". Por isso, ele considera a campanha muito importante. "É essencial que o tribunal se posicione também, principalmente porque nós temos uma credibilidade social. E também porque nós temos um grupo de juízes que trabalha com os processos de judicialização da saúde. Fazendo o diagnóstico precoce, você terá menos doentes e menos possibilidades de termos processos ajuizados para o tratamento desta doença", afirmou.

Amostragem

Na unidade da Raja Gabaglia, 25 pessoas, entre homens e mulheres acima dos 18 anos, fizeram os exames preventivos. Desses, cinco estavam na faixa de peso saudável; seis estavam com sobrepeso e 14 estavam com obesidade. Foi aplicado um questionário padrão para as avaliações, adaptado do Ministério da Saúde, para detectar risco de desenvolvimento de diabetes nos próximos dez anos.

Segundo a enfermeira Adriana Alves, que atua na Gersat da Unidade Raja, a campanha foi um sucesso. "Nosso foco era sensibilizar as pessoas para o tema e identificar os fatores de risco de desenvolver a doença na próxima década. Conversamos sobre a necessidade de redução de peso, alimentação saudável, prática de atividades físicas e como tudo pode influenciar na prevenção de outras doenças, como hipertensão, cardiovasculares e câncer".

A enfermeira também percebeu uma maior abertura para reflexão sobre mudanças de hábitos de vida. "As pessoas valorizam as ações e até fizemos alguns encaminhamentos médicos para quem mostrou alteração de glicemia. É muito importante", alertou.

Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

Em 17/11, é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data que deu origem ao movimento Novembro Azul. Ele teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.

Not---Comarca-de-Uberaba-Novembro-Azul.jpg
Equipe da 3ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de Uberaba participou, em peso, da campanha
(Crédito: Divulgação/TJMG)

Segundo dados do Ministério da Saúde, 42 homens morrem, diariamente, em decorrência do câncer de próstata, e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença. É a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. Para o triênio 2023-2025, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 71,7 mil novos casos por ano.

No caso do diabetes, embora a doença seja bastante conhecida, muitas pessoas ignoram sua complexidade. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial e o primeiro na América Latina em número de portadores da doença. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o diabetes acomete uma em cada 11 pessoas no mundo.

Veja o álbum com as fotos da Campanha Novembro Azul do TJMG.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG