Transtornos Alimentares (TAs)

Confira o artigo do psiquiatra Dr. João Batista Rodrigues Ferreira, abordando os transtornos alimentares

Transtornos Alimentares (TAs)
Dr. João Batista Rodrigues Ferreira - Psiquiatra

São distúrbios do comportamento alimentar derivados de um desejo intenso por perda de peso que resulta em prejuízos médicos, psicológicos e sociais.

São resultado do uso de estratégias emocionais, cognitivas e/ou de comportamento disfuncionais para lidar com questões do desenvolvimento, alterações de humor, problemas interpessoais e/ou conflitos intrapsíquicos.

Essas estratégias são reforçadas por estímulos socioculturais de valorização da magreza e modificação da forma do corpo.

A psicopatologia dos TAs está centrada em dificuldades na relação com comida, alimentação e imagem corporal que existem em graus variados nos diferentes diagnósticos.



Anorexia nervosa

Consiste em um peso corporal abaixo da normalidade, frequentemente desnutrição (IMC* < 18,5),induzido pela restrição da ingestão de alimentos. Assim como a quantidade é restrita e abaixo da necessidade nutricional, em geral, há restrição na variedade de alimentos.

Muitas vezes, os pacientes utilizam justificativas socialmente aceitáveis, como intolerância (não confirmada clinicamente) a determinados alimentos ou a adoção de um novo estilo de vida (p. ex., vegetarianismo).

Embora pacientes com AN possam experimentar episódios de sensação de perda de controle sobre a alimentação (compulsão subjetiva), bem como comportamentos purgativos (vômitos autoinduzidos, uso de laxantes, diuréticos e enemas), o que predomina no quadro clínico é a restrição alimentar.

*Calculo do IMC( índice de massa corpórea):peso dividido por altura x altura .

Bulimia nervosa (BN)

A característica central são episódios recorrentes de compulsão alimentar associados à prática de comportamentos compensatórios purgativos inadequados (vômitos provocados , uso de laxantes e/ou diuréticos) e/ou não purgativos (excesso de atividade física, jejuns prolongados) para prevenir o ganho de peso.

Pacientes apresentam também comportamentos recorrentes de restrição alimentar, que, em geral, antecedem as compulsões;

No entanto, o predomínio é de uma alimentação irregular, errática, com tentativas de exclusão de alimentos considerados “engordantes” (que, em geral, são aqueles consumidos em grandes quantidades nos episódios de compulsão). Dessa forma, os pacientes com BN costumam apresentar peso normal ou acima da normalidade.