TRE participa do 1º Encontro Nacional dos Comitês Judiciais de Atenção às Pessoas em Situação de Rua

TRE participa do 1º Encontro Nacional dos Comitês Judiciais de Atenção às Pessoas em Situação de Rua

Nesta sexta-feira (27), a Diretora-Geral do TRE, Cassiana Lopes Viana, representando o presidente do Tribunal, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, participou do 1º Encontro Nacional de Comitês Judiciais de Atenção às Pessoas em Situação de Rua. A palestra de conclusão do evento foi proferida pela ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, com o tema "O Judiciário como garantidor dos Direitos das Pessoas em situação de rua e suas Interseccionalidades".

O encontro teve por objetivo apresentar e discutir as boas práticas realizadas pelos Tribunais do país, voltadas para atenção às pessoas em situação de rua, visando garantir a eficácia do acesso dessa parcela da população à Justiça e a seus direitos, de forma célere e simplificada. A iniciativa atende às recomendações da Resolução 425/2021, do Conselho Nacional de Justiça, que instituiu a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e sua Interseccionalidades.

Em sua fala a Ministra destacou "que os órgãos públicos têm o dever de se voltarem para essa população, com objetivo de possibilitar o acesso a seus direitos, para que a prestação de serviços públicos se faça de maneira coerente com o que a lei estabelece de resguardo dos direitos fundamentais de todos. O princípio da dignidade humana deve garantir o mínimo existencial, moradia, alimentação, educação e saúde. Está na Constituição Federal de 1988 e cumprir a Constituição é um dever de humanidade para garantir o mínimo de dignidade".

Fotos dos participantes do 1º Encontro Nacional dos Comitês Judiciais

Além da diretora-geral, participaram do evento o coordenador da Ouvidoria do TRE, Flávio Caixeta, a assessora administrativa das zonas eleitorais, Viviane Capanema e a servidora da Ouvidoria Daniela Morishita.

O evento contou com a participação de diversos órgãos públicos, entidades privadas e organizações sociais, além de autoridades.

Siga-nos no X (antigo Twitter) e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

Fonte: TRE - MG