Troca de comando do Exército Brasileiro teve a presença do presidente do TRE

Troca de comando do Exército Brasileiro teve a presença do presidente do TRE

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, participou, nesta quinta (7), da passagem de comando da 4ª Região Militar do Exército Brasileiro– "Região das Minas do Ouro". O General de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago substitui o General de Divisão Paulo Alípio Branco Valença.

Além do presidente do TRE, estiveram presentes ao evento, dentre outras autoridades, o desembargador Edison Feital Leite, o general André Luis Novaes Miranda e o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman.

4ª Região Militar

A 4ª Região Militar tem suas origens mais remotas no 4º Distrito Militar, criado em 02 de julho de 1891, como reflexo da necessidade de segurança nacional, que, já naquela época, exigia a presença do Exército em todo território Brasileiro.

Em 23 de fevereiro de 1915, o Exército sofreu nova organização, quando foram criados os grandes comandos, incluindo as regiões militares e as grandes unidades.

Em 27 de agosto de 2007, decorrente do processo de reestruturação do Exército, a Portaria nº 587, extinguiu o Comando da 4ª Divisão de Exército. Em consequência, a 4ª Região Militar passou a ser o mais alto escalão da Força Terrestre presente no Estado de Minas Gerais, tendo sua área de responsabilidade neste Estado, exceto o Triângulo Mineiro.

Por fim, a Portaria nº 479, de 03 de julho de 2008, do Comandante do Exército, conferiu à 4ª Região Militar a denominação histórica de "Região das Minas do Ouro", em homenagem às primeiras entradas e bandeiras, lançadas no início do século XVIII, época da descoberta de importantes minas de ouro na região conhecida por Campo de Cataguás, mais tarde, Minas do Ouro, garantidora do fluxo aurífero do Brasil Colônia para a metrópole Portugal.

*Com informações do Comando da 4ª Região

Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.

 

Fonte: TRE - MG