União Prata está desclassificado e suspenso por três anos

Clube foi desclassificado do Campeonato 2023 e suspenso pelos próximos três anos. Punição inclui atletas

União Prata está desclassificado e suspenso por três anos

Liga Arcoense de Desportes (LIADE) decide excluir e suspender o União Prata Esporte Clube. A entidade desclassificou o clube do Campeonato Municipal 2023 e, por três anos consecutivos, suspendeu o União Prata de todos os certames realizados pela LIADE, pelo Joga 10 e pela Secretaria de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo de Arcos. 

A punição vale partir de hoje (12 de junho de 2023). A decisão foi divulgada pela Liga, através do ofício nº 0104/2023. O documento, endereçado aos presidentes dos clubes participantes do campeonato municipal de futebol de campo deste ano, foi divulgado no grupo criado pela LIADE, na manhã deste 12 de junho. A decisão inclui, nominalmente, os 22 atletas inscritos pelo União Prata no Campeonato.


Os motivos da punição

No ofício estão abordados os fatos ocorridos no jogo entre o Vila e o União Prata realizada no sábado (10 de junho de 2023), no estádio Juca Pequeno. 

Em síntese, a punição decorre do fato de o União Prata ter descumprido com seu compromisso de apresentar os jogadores e disputar a partida até o tempo mínimo previsto no regulamento. Além do que, destaque-se que o presidente jogou para completar o mínimo de sete jogadores sem estar inscrito na lista de atletas do referido clube. A partida foi encerrada aos 36 minutos do primeiro tempo depois que o goleiro se lesionou, desfalcando a equipe que permaneceu com seis jogadores (abaixo dos sete exigidos para a partida ter andamento).

No documento, a LIADE relacionou os dispositivos legais infringidos pelo clube, são eles: o artigo 8º do Campeonato Municipal de 2023; os artigos 62, 84, 85 (inciso 1º) e artigo 70 do Regulamento Geral de Competições; e o artigo 42, parágrafos II, XI, XIII, artigo 70 (letras K, L e M), os artigos 71, 71 e 73 e o artigo 75 do Estatuto da LIADE.


Repercussão sobre os próximos jogos do Campeonato

Com a exclusão do União Prata do Campeonato Municipal 2023, há repercussões sobre as próximas partidas, tanto no que se refere aos resultados, quanto aos horários de jogos. 

Dentre as decisões, também constantes do ofício, a partida vencida pelo Vila Esporte Clube sobre o União Prata no dia 10/06/2023 terá escore de 3x0.

A partida que seria realizada, no próximo dia 24 de junho, entre Palmeiras e União Prata está automaticamente suspensa e o Palmeiras será declarado vencedor por um placar de 3 a 0. Com a suspensão do jogo, a partida entre as equipes do Santana e Sociedade será realizada às 16 horas da mesma data.

A partida que o União Prata jogaria com o Calcita, no dia 1º de julho de 2023, está suspensa, o Calcita declarado vencedor por um escore 3x0 e a partida do Vila contra o Bela Vista também sofre alteração de horário e será disputada às 16 horas da mesma data.