Veja se seu CPF está sendo usado por golpistas e como se proteger

Veja se seu CPF está sendo usado por golpistas e como se proteger
Seu CPF pode estar sendo usado por golpistas e a boa notícia é que há como saber disso! - Foto: reprodução / ICIJ

Golpistas estão usando CPF de brasileiros e a notícia boa é que você tem como se proteger disso. Um site do Banco Central permite consultas para ver se o seu CPF está OK (veja abaixo). Especialistas também dão uma dicas que ajudam no dia a dia para evitar aborrecimentos e transtornos.

Maurício Moura, diretor do Banco Central, explicou que o primeiro passo é ficar em alerta e desconfiar de telefonemas e estórias contadas por pessoas que procuram o cliente. Os principais golpes usam boleto falso, prêmio inexistente, sorteio grandioso e ligações de falso funcionário do banco com emergências que não procedem. Desligue o telefone e não dê prosseguimento à conversa.

Desconfie do que sai do normal, jamais revele os dados e senhas. Não acredite em informações transmitidas por WhatsApp e e-mails incomuns. Não faça pagamentos antecipados: “Se o negócio é bom demais, desconfie” e fuja dessa roubada.


Site para verificar se seu CPF está sendo usado por golpistas

Uma das principais ferramentas disponíveis é o Registrato - https://sso.acesso.gov.br/login?client_id=registrato.bcb.gov.br&authorization_id=189e56e2ed8, do Banco Central. Para acessar é preciso ter cadastro na plataforma Gov.br no nível prata ou ouro.

Como as informações são puxadas a partir de cadastros de bancos, para que você acesse esse relatório é preciso confirmar sua identidade pelo internet banking de uma das instituições credenciadas.

Cada banco possui um processo de confirmação de identidade e você pode conferir cada um deles - https://faq-login-unico.servicos.gov.br/en/latest/_perguntasdafaq/obtermaisconfiabilidadenacontadeacesso.html.

Caso tenha dificuldades de login, você pode pedir os relatórios no Fale Conosco do Banco Central - https://www.bcb.gov.br/meubc/faleconosco. Será necessário enviar documentos enviando os documentos, que são solicitados pea instituição conforme a sua solicitação.


Empresas de telefonia na campanha

As operadoras de telefonia celular também entraram na campanha para evitar que o CPF seja usado por golpistas.

Com um sistema próprio, as prestadoras Algar, Claro, Sercomtel, TIM e Vivo facilitaram a consulta por meio do CPF na intenção de tentar proteger ainda mais cada cliente.

Por esse sistema é possível verificar se há alguma linha “estranha” vinculada à prestadora.

De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telefonia), identificada alguma irregularidade, o usuário pode solicitar o cancelamento da linha imediatamente.


Como fazer a consulta das operadoras

A consulta pelas operadoras só inclui as linhas pré-pagas ativas para um CPF.

Linhas pós-pagas não entraram no sistema porque para adquirir o serviço, há outro tipo de averiguação de segurança, dificultando o acesso de golpistas.

Para consultar se há números desconhecidos cadastrados no CPF, é preciso acessar o cadastropre.com.br - https://cadastropre.com.br/

Na página inicial, vá em “Consultar”

Em seguida digite seu CPF e clique em “Consultar”

Caso haja linha pré-paga ativa em alguma Prestadora para o CPF consultado, o resultado trará a relação desta(s) prestadora(s)

Caso não exista celular cadastrador com seu CPF irá aparecer a mensagem “Em todo território nacional, o CPF consultado não possui linha pré-paga ativa nas prestadoras participantes”

As informações são atualizadas até 30 dias antes do dia da consulta.

Outra forma é confirmar direto com a operadora, entrando em contato com a central de atendimento e fazendo a pesquisa.


Fonte: soboanotíciaboa.com.br