Diabetes: dicas de alimentação saudável para cada refeição

Diabetes: dicas de alimentação saudável para cada refeição
Foto: arquivo pessoal

Esta segunda-feira, 26 de junho, é o Dia Nacional do Diabetes. Com a finalidade de conscientizar nossos leitores sobre o tema, entrevistamos a nutricionista Sirley Moura, que nos enviou as informações a seguir. 

O Diabetes é uma doença que, na grande maioria dos casos, está associada aos hábitos alimentares. Quem tem diabetes precisa ter uma alimentação balanceada e fracionada, com todas as categorias de alimentos que auxiliem no metabolismo da glicose. 

Nutrientes como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras são fundamentais para garantir a saúde do diabético.

Nesse cenário, alguns alimentos devem ser evitados e outros devem ser incluídos para garantir um bom controle glicêmico. 


Devem ser evitados 

Alimentos ricos em açúcar, doces e carboidratos simples (que se transformam em açúcar rapidamente no nosso organismo) devem ser evitados.


Devem ser incluídos

Alimentos ricos em fibras, proteínas magras e gordura de boa qualidade. Podem e devem fazer parte da dieta, pois ajudam no controle glicêmico, além de serem fontes de nutrientes essenciais à saúde.


Sugestões alimentares para cada refeição 

A profissional ressalta que nenhum alimento tem o poder milagroso de cura, mas afirma: “Uma dieta equilibrada e adaptada para os portadores de diabetes, com certeza, é fundamental para que não ocorram complicações. Por isso, elaborei algumas sugestões alimentares para cada refeição, lembrando que cada pessoa possui uma individualidade (tipo de diabetes, controle  glicêmico, idade, peso etc.)”. Veja a seguir:

Café da manhã

Primeira sugestão: café ou chás com adoçantes naturais (stevia, xilitol e eritritol), carboidratos integrais como pães integrais, panquecas e bolos feitos com farinhas integrais + proteínas como ovos, queijos, creme de ricota. Segunda sugestão: Frutas com ovos mexidos e café.

Lanche da manhã

Primeira sugestão são as frutas com baixo índice glicêmico como maçã, pera, goiaba, morango etc. Se optar por frutas com índice glicêmico médio, sugiro adicionar uma fonte de fibras como chia, linhaça, aveia. Segunda sugestão: frutas associadas ao grupo das oleaginosas como as castanhas, que são fontes de gordura boa, atuando também no controle glicêmico.

Almoço

Arroz comum ou integral + legumes e vegetais + carnes magras. Evitar excesso de carboidratos como macarrão, farinhas, purês, que também são ricos em carboidratos.

Café da tarde

Primeira sugestão: pode ser tipo café da manhã ou segunda sugestão: iogurte natural com frutas e cereais integrais ou terceira sugestão: salada de frutas com mix de aveia, chia e linhaça.

Jantar:

Idem almoço ou sopa/caldo de legumes com uma porção do grupo das carnes.

O planejamento alimentar com as quantidades deverá sempre ser elaborado com o profissional nutricionista, que irá avaliar sua individualidade, levando em consideração o cenário atual da sua glicemia e outros exames, preferências alimentares, se está no peso ideal ou não etc.

Sirley Moura tem Especialização em Nutrição Clínica Hospitalar e Ambulatorial, em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação Nutricional Clínica e Esportiva; Aperfeiçoamento em Nutrição na Saúde da Mulher e Nutrição Funcional no Diabetes.