Você cuida bem dos idosos de sua família?

Você cuida bem dos idosos de sua família?
Foto: Calendarr Brasil

A imagem de um idoso – com suas rugas, flacidez, cabelos brancos, lentidão ao caminhar e suas dores e tristezas – pode causar certo desconforto para as crianças e os adolescentes. Afinal, todos sabemos que um dia chegaremos lá, um dia também seremos velhos e não teremos energia o suficiente para fazer tudo que queremos.

De fato, a velhice pode se manifestar com as doenças, a tristeza e, em alguns casos, com ausência de lucidez e dificuldade em expressar sentimentos e necessidades. São situações que acabam afastando as pessoas que deveriam cuidar desses “vovôs” e dessas “vovós” e, nem sempre, cumprem essa tarefa. Nesses contextos, os idosos acumulam mais sensações ruins ocasionadas pela solidão.  

Por outro lado, não podemos esquecer que a terceira idade tem suas vantagens. Se consideramos que quanto maior é o tempo de vida, maior é a experiência adquirida, é na velhice que se chega ao ápice da sabedoria. Ao olhar para trás, os idosos podem comprovar as teorias das quais ouviram falar na juventude; ou, ao contrário, constatar – por meio do conhecimento prático obtido pelas experiências – que aquelas teorias não eram legítimas. É por esses e outros motivos que os idosos, geralmente, são mais sábios que os jovens. Eles têm muito a ensinar. 

O mínimo a se fazer pelos nossos “velhinhos” é conversar com eles frequentemente; proporcionar os cuidados necessários para a alimentação saudável, saúde e o bem-estar deles; mantê-los sempre limpos, com roupas adequadas para a estação, em um ambiente confortável. 

Atividades de lazer e passeios são essenciais. Uma opção é incluí-los em suas tarefas diárias como fazer compras ou ir ao salão de beleza, por exemplo. No fim de semana, pode levá-los à igreja e nas casas de familiares. 

Se estão acamados, uma opção é ler algo interessante para eles, fazer uma comida gostosa, enfim, dar seu tempo a eles.

Adolescentes e jovens também podem contribuir, ensinando a utilizarem as ferramentas do celular, para se comunicarem e para assistirem a vídeos.  

São apenas algumas dicas. Use sua imaginação para alegrar os idosos de sua família ou do asilo. Seja paciente e amável!

Se você, leitor, tem outras ideias para tornar o dia deles mais feliz, compartilhe conosco. 

Na oportunidade, o CCO cumprimenta todos os avós, independentemente de sua idade.