1961: "Os arcoenses poderão falar para qualquer parte do mundo [por telefone]"

1961: "Os arcoenses poderão falar para qualquer parte do mundo [por telefone]"
Prefeito Edgar Faria realizou a primeira ligação interurbana, falando com o governador Magalhães Pinto na capital mineira

O primeiro passo para que os moradores de Arcos pudessem contar com o serviço de telefonia local  foi a cons tituição de uma companhia telefônica, fundada em 15 de janeiro de 1960, com um capital social de Cr$3.960.000,00, investido pelo povo arcoense. Na Revista Flash Minas (Edição de 1961) é relatado: "Reunindo-se pela primeira vez numa das salas do antigo Grupo Escolar Iolanda Jovino Vaz, os idealizadores da CTA firmaram [...] as diretrizes que deveriam ser cumpridas pela empresa que acabavam de organizar. E, de acordo com o plano preestabelecido, em pouco tempo a companhia já tinha o seu capital formado e imediatamente assinou contrato com a Siemens do Brasil para fornecimento e a montagem da rede telefônica. [...]   A poderosa empresa alemã, em pouco mais de dois meses, conseguiu montar ali um centro telefônico automático [...], com capacidade inicial de 100 linhas. [...] A Siemens do Brasil já está encarregada pela CTA de proceder a ligação interurbana de Arcos com Formiga. [...] Dentro de poucos meses, os arcoenses poderão falar para qualquer parte do mundo. Isso, dado ao grande desenvolvimento atual da cidade, vai facilitar muito o incremento de negócios, pois ali já estão instaladas grandes indústrias, inclusive algumas de capital estrangeiro".

Na reportagem, a Companhia Telefônica de Arcos foi descrita como uma das mais perfeitas do gênero e passou a funcionar no dia 10 de março de 1961. "Contando com a experiência técnica da Siemens do Brasil, os srs. Edison Fonseca [diretor-presidente], Moacir Dias de Carvalho [diretor- superintendente] e João Batista Gomes Filho - "Dico Padeiro" [diretor-tesoureiro], idealizadores da CTA, organizaram a referida empresa de acordo com os mais avançados métodos de serviço. [...] Cada assinante de telefone, antes de contar com o aparelho, teve que, primeiramente, adquirir um grupo de 40 ações da companhia [...]". Portanto, Arcos conta com telefonia fixa há mais de 60 anos.