Menino autista expõe obras incríveis feitas com ‘Lego’ em Vitória (ES)

Menino autista expõe obras incríveis feitas com ‘Lego’ em Vitória (ES)
No mês da conscientização sobre o autismo, Davi estreia sua exposição de obras feitas com Lego na Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro Histórico de Vitória - Fotos: arquivo pessoal

Um menino autista brasileiro, que há nos faz obras com blocos de Lego – e é velho conhecido do Só Notícia Boa – subiu mais um degrau na sua trajetória de sucesso.

O Davi Oliveira Garcia, hoje com 14 anos, está simplesmente expondo publicamente seu trabalho numa mostra na Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro Histórico de Vitória, no Espírito Santo, até o próximo dia 20 de maio.

E isso acontece no mês da conscientização sobre o autismo. Com peças de lego, Davi constrói obras inacreditáveis. São mini vilas, a Torre Eiffel, o globo terrestre, animais, instrumentos musicais e assim por diante. Tudo tão perfeito que a gente demora a perceber que são blocos de brinquedo!


“Meu Mundo com Blocos”

Na exposição “Meu Mundo com Blocos”, Davi mostra com encontrou nos blocos de brinquedos coloridos uma maneira de se expressar e interagir com o mundo.

A mãe do adolescente lembra da necessidade de inclusão social, enquanto as autoridades afirmam que vão promover mais ações semelhantes.


A superação

Raphaella Jesus de Oliveira, mãe do Davi, disse a exposição é resultado de muito esforço e busca diária pela superação.

“Nesta jornada existem muitos obstáculos, os blocos do Davi têm conseguido superar alguns e isso é gratificante”, disse a mãe.

Pessoas que estão no espectro autista sofrem, sobretudo, com a interação social. “O autismo é um transtorno neurológico que afeta a comunicação, o comportamento social e a interação com o mundo”, ressaltou Raphaella.

Para a mãe, o grande esforço é combater estereótipos e falsas informações. “Infelizmente, ainda existem muitos estereótipos e mitos sobre o autismo que podem levar a preconceitos e exclusão social. O Davi está aqui para provar o contrário! Autismo não é fim”, disse.

Raphaella comemora a exposição do filho e o processo de inclusão social.

O secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno, disse que a meta é inspirar mais e mais pessoas. “Vamos apresentar aos munícipes trabalhos inspiradores que levarão à reflexão os portadores e não portadores do espectro. Estão todos convidados”, afirmou.

O autismo

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) apresenta desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância.

Estão neste universo o Autismo Infantil Precoce, Autismo Infantil, Autismo de Kanner, Autismo de Alto Funcionamento, Autismo Atípico, Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação, Transtorno Desintegrativo da Infância e a Síndrome de Asperger.

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5, referência mundial de critérios para diagnósticos, pessoas dentro do espectro podem apresentar déficit na comunicação social ou interação social -como nas linguagens verbal ou não verbal.

Também podem apresentar padrões restritos e repetitivos de comportamento, como movimentos contínuos, interesses fixos e hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais.

Em caso de dúvidas, busque especialistas. Diversas organizações não governamentais trabalham pela causa, entre elas Autismo e Realidade.

Papagaio feito de Lego por Davi - Foto: arquivo pessoal

Autista, Davi começou a fazer arte com blocos de Lego e melhorou sua comunicação - Foto: arquivo pessoal

Globo terrestre feito com blocos de Lego pelo Davi, brasileiro autista de 14 anos - Foto: arquivo pessoal

Guitarra de Lego feita pelo Davi – Foto: arquivo pessoal

Com informações da Prefeitura de Vitória (ES) - Por Renata Giraldi, em Só Notícia Boa

Espalhe notícia boa!