A Bíblia

A Bíblia
Sagrada Escritura - Foto: Vatican News

Caríssimos, o dia da Bíblia é celebrado em 30 de setembro. A data foi escolhida por ser o dia da festa litúrgica de São Jerônimo. Foi ele quem realizou a primeira tradução da Bíblia, do grego e do hebraico, para o latim, tradução esta conhecida como “Vulgata Latim”, que significa “popular”. 

Por isso, todo o mês de setembro é dedicado à Bíblia. Este mês tem como principal objetivo aproximar os fiéis da Palavra de Deus, estimulando a prática do estudo, promovendo a prática da leitura e da reflexão das Sagradas Escrituras. Ao celebrar o Mês da Bíblia, a Igreja nos convida a conhecer mais a fundo a Palavra de Deus, amá-la cada vez mais e fazer dela, a cada dia, uma leitura meditada e rezada.

A Bíblia Sagrada é formada por 73 Livros Sagrados, escritos originalmente em hebraico, aramaico e grego. Seus livros foram escritos gradativamente em épocas distintas, entre os anos de 1250 a.C. (antes de Cristo) e 100 d.C. (depois de Cristo). Ela é dividida em duas grandes partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. Sendo que o ponto central e o divisor histórico é JESUS CRISTO.

Antes do nascimento de Cristo chamamos de Antigo Testamento e após o nascimento de Cristo chamamos de Novo Testamento. Foram escritos 46 livros antes de Jesus e 27 após. O primeiro livro é o Gêneses (“Origem da criação”) e o último é o Apocalipse (“Revelação”). 

Bíblia é ‘Inspiração de Deus’ 

(2 Timóteo, 3-16) "Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça." 

(2 Pedro 1,20-21)"Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal. Porque jamais uma profecia foi proferida por efeito de uma vontade humana. Mas homens

inspirados pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus."  

A Bíblia é a palavra de Deus, que nos orienta, para vivermos em paz e amor como irmão. A palavra divina eleva os que estão caídos, fortalece os fracos, repreende os que estão no mau caminho, ilumina aos que estão nas trevas e liberta os oprimidos. (II Timóteo 3, 14-17), (João 8,35).

Após ler um trecho Bíblico faça as seguintes reflexões: o que o texto diz?; qual a mensagem central?; o que me chamou a atenção?; e qual o propósito de vida que devo tomar após ler este texto. 

Procure estudar o Antigo e o Novo Testamento simultaneamente, pois ambos se completam. 

Sugestão: para o mês de setembro, realizem estudos bíblicos na sua família e anotem os temas que mais chamaram a atenção de vocês, e no dia 30 abra um diálogo sobre o estudo realizado. Afinal: “Família que reza unida permanece unida”.

Louvado seja Deus e que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre conosco. 

Referência bibliográfica: Bíblia Sagrada.