BÍBLIA SAGRADA, A PALAVRA DEUS

Conheça a Bíblia Sagrada e sua importância, neste artigo de Antonio Airton, em sua coluna Fé e Reflexão

BÍBLIA SAGRADA, A PALAVRA DEUS

Caríssimos, 

Setembro é o mês dedicado à Bíblia em razão da festa de São Jerônimo. Ele foi encarregado de traduzir e revisar a tradução latina da Sagrada Escritura. Essa versão recebeu o nome de Vulgata Latina, que, significa “popular”, é referência nas traduções da Bíblia, até os dias atuais.

Temos muitas curiosidades e dúvidas sobre a Bíblia, tais como: foi Deus ou os homens que a escreveram? Onde foi escrita? Quais as linguagens? Porque temos que ler? Foi escrito em épocas bem diferentes e por que ainda se aplica em nossos tempos? 


A Bíblia Sagrada e Seus Sagrados Livros

O termo Bíblia vem da expressão grega (tà bíblia) significa “os livros” ou um conjunto de livros (biblioteca). A Bíblia Cristã Católica é formada por 73 Livros Sagrados, escritos originalmente em hebraico, aramaico e grego, por cerca de 40 pessoas, entre homens e mulheres inspiradas por Deus, em diversas regiões do mundo. 

A Bíblia é dividida em duas grandes partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. Sendo que o ponto central e o divisor histórico é JESUS CRISTO. Ou seja, Antes do nascimento de Cristo chamamos de Antigo Testamento “AT”, e após o nascimento de Cristo chamamos de Novo Testamento “NT”. Também temos datações através dos tempos bíblicos e históricos, com referência no nascimento de Cristo, (Antes de Cristo “AC” e depois de Cristo “DC”).  

Antes de estudar a Bíblia é necessário compreender sua canonicidade.  Cânon ou cânone é uma palavra é oriunda do grego “kanon”, e do hebraico “kaneh” que significa “regra, norma, cana, régua ou "vara de medir". Os livros Canônicos são considerados a primeira lei (regra) já os “deuterocânon” são considerados da segunda lei (regra) pois, foram inseridos mais tarde, após a versão grega conhecida como setenta (LXX.) 

A Bíblia é uma biblioteca Sagrada e todos os 73 livros possuem nomes, são organizados internamente por capítulos (números maiores) e versículos (números menores). 


Antigo Testamento “AT”

O Antigo Testamento é constituído por 46 livros escritos em hebraico, e uma pequena participação em dialeto aramaico.  


O Que Contém No Antigo Testamento? 

    O Antigo Testamento nos revela a criação do mundo, a história e a caminhada, As alianças que Deus fez com os homens, a fidelidade e infidelidade do povo, e principalmente, as profecias que anunciavam à vinda do Messias e a preparação do povo para a vinda do Verbo Encarnado. 


Novo Testamento “NT”

O Novo Testamento é constituído por 27 livros “cânon” escritos em grego e uma pequena participação no dialeto aramaico. 

 O Novo Testamento narra a vida de Jesus na terra, a partir de sua concepção no ventre da Virgem Maria. Nos apresenta o nascimento, os milagres, crucifixão, morte, ressurreição e Sua acessão aos céus. A instituição e organização da igreja cristã “Cristianismo. 


Quando a Bíblia foi escrita?

A Bíblia não foi encontrada prontinha, ou escrita de uma só vez, pois ela não é apenas um livro, mas uma coleção. Também não sabemos com certeza quando todos os livros da Bíblia foram escritos. Seus livros foram escritos gradativamente em épocas distintas, entre os anos de 1250 AC e 100 DC. Visto que os 5 primeiros livros do Antigo Testamento (Pentateuco ou Torá) teriam sido escritos pelo profeta Moisés, por volta de 1200 – 1300 AC. Os últimos livros do Novo Testamento teriam sido escritos pelo apóstolo João Evangelista, nos anos 80-90 DC. Já a organização das escrituras sacras, foram iniciadas séculos antes de Cristo. A Igreja organizou os livros sabiamente e com muita cautela, em um longo prazo, onde as autoridades das comunidades hebraicas e cristã, após um criterioso estudo, introduziram e organizaram os livros que compõem as Sagradas Escrituras. Os 39 livros “cânon”, considerados inspirados por Deus foram extraídos da Bíblia Hebraica e inseridos primeiro. Já os 07 livros “deuterocânon”, foram inseridos após a tradução do hebraico para a versão grega, conhecida como “septuaginta” (setenta LXX.), seguidos dos 27 livros “cânon” do Novo Testamento, completando a Bíblia Sagrada com os 73 livros que contem a Palavra de Deus.             (2 Timóteo 3,16).“ Toda A Bíblia É Inspirada Por Deus”. 


Onde a Bíblia foi escrita?

Certamente seus livros foram escritos em diversas partes do mundo, como, na antiga Canaã, na Babilônia (no exílio), na antiga Palestina, em Israel, Cesárea, Jerusalém, no Egito, na Ásia Menor, Macedônia, Grécia, Itália, na Turquia, Éfeso e Patmos. Sintetizo dizendo que: onde havia um grupo de pessoas, Deus se manifestava a uma destas pessoas e a capacitava a escrever orientada pelo Espírito Santo. Independente do posicionamento geográfico, pois para Deus o lugar e o tempo não importam, mas sim as pessoas que ali se encontram.


Quem escreveu Bíblia, foram os homens ou Deus?

Certamente seus livros foram escritos por diversas pessoas, como: Moisés, Josué, Samuel, Jeremias, Esdras, Davi, Salomão, Isaías, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias, Levi Mateus, Marcos, Lucas, João, Paulo, Tiago, apóstolo Pedro, Judas Tadeu, entre outros autores que ficaram no anonimato. A Bíblia foi escrita por homens, mas inspirada por Deus. Exceto os mandamentos da lei de Deus, conhecidos como o “Decálogo” ou “os Dez Mandamento da Lei de Deus”, que foram escrito pelo próprio Deus em duas tabuas de pedras, e entregue a Moises no topo do Monte Sinai “Monte Horebe”. (Êxodo 31,18) “Tendo o Senhor acabado de falar a Moisés sobre o monte Sinai o monte Horebe, entregou-lhe as duas tábuas do testemunho da Aliança da Lei de Deus, tábuas de pedra, escritas com o dedo de Deus”.


Fundamentação Bíblica

Todas as pessoas que escreveram a Bíblia foram inspiradas por Deus.

(2 Timóteo, 3-16) "Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça." 

E também afirma que não é fruto de inspirações ou vontades humanas, mas inspirações do Espírito Santo. (2 Pedro 1,20-21)"Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal. Porque jamais uma profecia foi proferida por efeito de uma vontade humana. Mas homens inspirados pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus."  Este é o motivo pelo qual a Bíblia Sagrada é a palavra Santa de Deus. E o motivo pelo qual, embora escrita em tempos tão diferentes e distantes entre se, seus textos sempre se encaixam na vida de cada um de nós. Pois, o mesmo Espírito Santo que inspirou os escritores sagrados naquela época, é o mesmo Espírito Santo que nos ilumina e nos orienta quanto ao entendimento da palavra, de acordo com a vida de cada um de nós na atualidade. Também pela ação do Espírito Santo, um único versículo, faz efeitos diferentes na vida de cada um de acordo com seu modo de vida. (Atos dos Apóstolos 2,8) "Como então todos nós os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna?".

Jesus também é a palavra viva, de Deus no meio de nós. (João 6,68) "Respondeu-lhe Simão Pedro: “Senhor, a quem iríamos nós? “Tu tens as palavras da vida eterna.” 

 (Deuteronômio 4,2) "Não ajun¬tareis nada a tudo o que vos prescrevo, nem tirareis nada daí, mas guardareis os mandamentos do Senhor, vosso Deus, exatamente como vos prescrevi".


Qual a Função da Bíblia?

A Bíblia é a palavra de Deus, que nos orienta, para vivermos em paz e amor como irmão, rumo ao céu, Ela levanta os que estão caídos, fortalece os fracos, repreende os que estão no mau caminho, ilumina aos que estão nas trevas e liberta os que estão aprisionados. (II Timóteo 3, 14-17), (João 8,35).


Como Ler as Sagradas Escrituras?

Antes de ler Bíblia devemos iniciar em oração, principalmente com o Espírito Santo, pedindo entendimento da palavra. Lembrando que se trata de um livro inspirado por Deus. Portanto, é impossível interpretá-la corretamente sem o auxílio do Espírito Santo. É de extrema importância, livrar nossos pensamentos das ansiedades e magoas, pois, através das leituras bíblicas entramos em sintonia com o Criador. 

Ao estudar um texto bíblico, procure saber quem foi seu autor, para quem escreveu, procure entender qual o sentido principal da mensagem desse texto, Selecione as palavras que precisam de análise mais complexo. Medite versículo por versículo, mas procure ler um capítulo inteiro por vez, pois assim você terá uma visão melhor dos fatos apresentados.  Releia o texto quantas vezes for preciso.

Faça a seguinte reflexão: O que o texto diz? Qual a mensagem central? O que me chamou a atenção? Qual o propósito de vida tenho que tomar após este texto.

  Ao ler a Bíblia sagrada, devemos levar em consideração os gêneros e as peculiaridades literárias, situando em seu “contexto histórico” compreendendo seu “contexto religioso da fé” e do ponto progressivo de “vista da perfeição cristã”.

Ler a Bíblia é fazer uma oração, é ouvir Deus e conversar com Ele. Ela nos ajuda a entender nossa existência, o plano de Deus em nossas vidas e o quanto o Pai nos ama e faz por nós.


Existe uma sequência para estudar a Bíblia Sagrada?

Há várias formas de estudá-la: 

1. Seguir a liturgia diária da Igreja; (uma leitura, um salmo e o evangelho).

2. Estudar por tema; Consiste em procurar todos os versículos sobre um determinado assunto. Ex.: “sobre o amor”, “sobre fé”, “sobre adultério”.  

3. Ler a Bíblia na forma sequencial; a partir do primeiro livro (neste caso, é mais compreensível iniciar pelo Novo Testamento, depois passar para o Antigo Testamento).

4. Estudar aleatoriamente; ou seja, um texto aqui outro ali. Neste caso é bom ler todo o capítulo de uma vez para compreender todos os sentidos do texto.

5. E quando estiver bem familiarizado com a palavra de Deus, pode ler também do início ao fim, ordenado por livros, do 1ºlivro das origens “Gêneses” ao último livro das revelações “Apocalipse”.

Estudar o Antigo e o Novo Testamento é muito importante, pois ambos se completam. Temos a oportunidade de comparar textos semelhantes, escritos e vividos em épocas completamente distintas. Estudar textos do AT. e NT. é de extrema importância para entendermos as profecias e as revelações. 

Louvado seja Deus e que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre conosco

Família que reza unida permanece unida

Referência Bibliográfica, Bíblia Sagrada