Agosto mês das vocações: “Ponha se a caminho do Senhor” 

Confira o artigo de Antonio Airton sobre o mês das Vocações

Agosto mês das vocações: “Ponha se a caminho do Senhor” 
Imagem meramente ilustrativa (Canvas)


Agosto mês vocacional. A palavra vocação significa chamado ou convocação. A partir do ano de 1981, após a 19.ª Assembleia Geral, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Igreja dedica agosto como mês das vocações.  É um mês para se refletir sobre o tema da campanha da fraternidade, analisando as carências e as ações a serem tomadas nas comunidades.  Neste ano de 2024 o tema é “Igreja Como Uma Sinfonia Vocacional” e o lema: “Pedi, pois, ao Senhor da Messe” (Mt 9, 38).

Vocação: um chamado do Senhor

Vocação é um dom de Deus, um chamado para se colocar a serviço da comunidade e deve ser estimulado com oração e jejum. Todos nós possuímos um ou mais dons, embora, as vezes, não os percebamos. Podemos possuir vocações em diversas áreas, como na área da saúde, da educação, da política, religiosa, familiar entre outras. Quando desenvolvemos esses dons damos, continuidade às obras de Deus, principalmente às obras iniciadas por Cristo.

Vocações religiosas

1- Vocação Sacerdotal: religiosos chamados exclusivamente a anunciar o evangelho e guiar a comunidade rumo ao caminho de Deus. Aqui estão os diáconos, presbíteros e bispos. Nesta vocação se encontra os padres.

2- Vocação Religiosa: pessoas que se consagram a Deus por meio dos votos religiosos de pobreza, de obediência e castidade, geralmente, seguem e servem a Cristo por meio de uma Congregação Religiosa. É nesta vocação que se encontra as irmãs de caridade, feiras e frades.

3- Vocação Matrimonial ou Laical: esse tipo de vocação pode ser vivida por leigos batizados que participam da comunidade cristã por meio da Igreja. Todos somos chamados a participar, através dos ministérios: familiar ou ações missionárias. É na vocação matrimonial que os fiéis leigos podem e devem receber o Sacramento do Matrimonio, também conhecido como o sacramento da família.

Liturgia do mês de agosto e a celebração das vocações

A cada domingo do mês de agosto, é celebrada uma vocação.

1º Domingo: Vocação sacerdotal, representa Cristo na comunidade.  Destacamos a vocação dos ministros ordenados (diáconos, presbíteros e bispos). Em especial aos nossos padres.

2º Domingo: Vocação familiar. Destacamos a celebração do Dia dos Pais, neste ano acontece dia 11, no segundo domingo de agosto, celebramos também, o dia da vocação à vida familiar. Cabe aos pais, com amor, compaixão e fé, fazer do seu lar um ambiente de paz e conduzir seus filhos nos valores cristãos.

3º Domingo: Vida Religiosa Consagrada. No terceiro domingo do mês vocacional, a Igreja lembra os religiosos e consagrados seculares que estão sempre a serviço de Deus, por meio da oração, da missão, da educação e da caridade. Os Consagrados dedicam o seu tempo a funções eclesiásticas, pastorais e humanitárias. Ex: noviço(a), frei, freira, frade. Esta vocação trás as pessoas a uma vida religiosa consagrada que professam votos de pobreza, castidade e obediência a Deus.

4º Domingo: Vocação Laical ou Matrimonial. Dia dos ministérios leigos, Por leigos entendem-se aqui todos os cristãos, isto é, os fiéis que, depois do Batismo, constituem o Povo de Deus. O leigo tem como vocação própria, buscar o Reino de Deus exercendo funções no mundo, no trabalho, mas encaminhando e guiando-se segundo o plano e a vontade de Deus. São chamados a ser “sal da terra e luz do mundo”, seja na liturgia, ministério de música, ações de caridade, na comunicação ou nas diversas pastorais e movimentos existentes na igreja. Os leigos são vocacionados a crescerem na fé e contribuir para o louvor do Criador e do Redentor. Olhamos para a vocação dos cristãos leigos e leigas (ministérios não ordenados), com seus diversos serviços e ministérios. Ex: acólito, coroinha, ministro extraordinário da Sagrada Comunhão e da palavra, catequistas, liturgia, corais musical, pastoral familiar. Nesta semana da vocação familiar é muito importante ressaltar sobre o Sangramento Do Matrimonio. Destacamos também o dia do catequista que acontece dia 25. Todos, “Ide por todo mundo, anunciai a boa nova a toda criatura” (Mc 16,15). Todas essas vocações faladas acima são de suma importância na vida da Igreja. Mas lembremo-nos da vocação primeira e mais importante de todas: a da VIDA CRISTÃ e consequentemente da santidade.

A Vocação e os Sacramentos

As vocações estão intimamente ligadas aos Setes Sacramentos: 1-Batismo 2-Crisma 3-Eucaristia, 4-Reconciliação/Penitencia, 5-Unção dos Enfermos, 6-Matrimonio e 7-Ordem. Pois, após nascimento Recebemos o sacramento de iniciação Cristã, no decorrer de nossa vida passamos aleatoriamente pelos sacramentos de cura e sacramento de serviço “servir”.

A Vocação e os Dons do Espírito Santo

A vocação deve ser acompanhada de Dons do Espirito Santo para que passamos produzir bons frutos. (1coríntios 12,1-31). É através do ESPIRITO SANTO que temos o verdadeiro entendimento da palavra de DEUS, e sabedoria para discernir entre o bem e o mal, para fazer as melhores escolhas durante nossa vida.

Quem é Chamado?

Todos somos chamados, mas nem todos estão à disposição. Afinal ser servido é melhor que servir, (Mt 22,14). Deus chama todos nós, independente do que temos ou que somos. Mas muitas vezes os prazeres do mundo, dinheiro, patrimônio, tristezas, alegrias...sufoca nosso chamado, (Lucas 8,7). Ele chama cada um de nós, de acordo como vivemos. Aos que estão no pecado Ele chama à conversão. Aos que estão feridos, machucados e cansados Ele chama a sermos curados. Aos que estão ocupados e aos que estão à disposição “Ele disse Vinde e vede.” (João 1,39).

Deus se manifesta através de cada um de nós, mas somos incompreensíveis às coisas do alto. Portanto, Jesus veio fisicamente vive em nosso meio, e nos chama em sua missão. Deus é presente, se manifesta em nossas vidas por coisas físicas ou meios espirituais, mesmo quando não vemos.

 Aceitar a um chamado, é ao colocar em pratica os nossos Dons a serviço do próximo. Porém quando negamos o chamado de DEUS, uma semente deixa de germinar. Muitos dizem que nunca foram convidados, contudo, na graça e no amor de Cristo afirmo a vocês que todos nos somos chamados e todos somos escolhidos. Deus não despreza as pessoas, Ele nos dá o livre arbítrio, se você se colocar à disposição Deus tem um lugarzinho muito especial na igreja e no meio do povo que é somente seu. Seja parte do Corpo Santo de Cristo, seja um servo, seja como Jesus.

Oremos. Senhor Jesus, enviado do Pai e Ungido do Espírito Santo, fazei os corações arderem e os pés a se colocarem a caminho, ajudai-nos a discernir vosso chamado a missão. Ensinai-nos a ouvir o Evangelho da Vocação e a responder com alegria com serviço ao próximo na Igreja e no mundo. Amém! Louvado seja DEUS e que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre conosco.

Outras datas comemoradas em agosto

Dia 15 de agosto, Assunção de Nossa. Esta data cristã celebra a assunção de Maria Santíssima Mãe de Jesus, dia 25, dia do catequista.