A importância do trabalho em equipe dos pais na criação dos filhos mediante as rotinas de trabalho.
Confira o artigo da psicóloga e orientadora profissional falando dos desafios da criação do filhos, diante das atividades profissionais dos pais
Olá, querido leitor!
Na coluna deste mês irei abordar sobre o trabalho e a criação dos filhos. Conciliar estes dois fatores torna-se muita das vezes um desafio para muitos pais. No passado, existia uma cultura diferente da que temos hoje, em que a mulher não trabalhava fora de casa, em que sua rotina era o cuidado dos filhos e da casa, em que o homem tinha a tarefa sustentar sua família financeiramente. No entanto, ao longo dos anos isso foi se modificando, visto a mulher estar mais ativa no mercado de trabalho. As rotinas de homens e mulheres se tornou diferente, sendo preciso dividir o trabalho, a vida doméstica e criação dos filhos.
Com estas mudanças, o papel do homem se tornou mais ativo na criação dos filhos e na divisão das tarefas domésticas. Nota-se que através da responsabilização dos homens na criação dos filhos está tarefa tornou-se igualitária, fazendo com que a mulher possa desenvolver-se no mercado de trabalho. Vale lembrar que ambos possuem papel fundamental na criação dos filhos, não sendo um dever somente de um dos cônjuges. A presença dos pais na criação dos filhos é fundamental para que estes possam conhecer o mundo e a si, em que os pais são relevantes na tarefa de ensinar e orientá-los.
Deste modo, o trabalho em equipe dos pais é necessário para a tomada de decisão e apoio um do outro, pois a forma como os pais interagem, e isso independe de estarem em um relacionamento ou não, desempenha grande influência na criação saudável de seus filhos.
Uma vez que as crianças ficam atentas aos vários elementos da relação que estabelecem com seus pais, replicando em sua vida adulta. O trabalho em equipe dos pais, faz com que eles se interajam de forma harmônica e confiante, fazendo com que eles possam se ver como pais e mães de forma positiva. Este trabalho em conjunto é essencial para que ambos possam seguir com a vida profissional e pessoal de forma harmônica. (COSTA, 2023)
Segundo Costa (2023), existe algumas dicas de fatores fundamentais para que a interação trabalho e família aconteçam de forma assertiva. Primeiramente é preciso ter clareza de comunicação entre os pais, saber planejar suas atividades familiares considerando a rotina, suas rotinas diárias e dos filhos e com isso é necessário ser flexibilidade, pois em alguém momento será preciso ceder. Ser empático ao compreender o filho e seu parceiro é fundamental neste momento, e se necessário for busque sua rede de apoio ou ajuda profissional para lidar com os impasses do dia a dia.
Renata Daniele Pinto
Psicóloga e Orientadora Profissional