O que te motiva a trabalhar?!
A psicóloga e orientadora profissional Renata Daniele aborda uma temática interessante neste seu novo artigo: a questão da motivação para o trabalho. Confira!
Olá, queridos leitores!
Na coluna de hoje escolhi um tema muito falado, e necessário quanto se fala de profissão e trabalho. Venho falar hoje com você sobre motivações para o trabalho. E antes de tudo, irei explanar com vocês o significado de trabalho, que atualmente está relacionado com alguma tarefa ou serviço desempenhado que pode exigir ou não esforço físico. Para cada um de nós trabalhadores possui um significado diferente. Podendo ser visto no primeiro momento como fonte de renda, e também pode nos proporcionar realização pessoal, status, meio de contato social, e por aí vai.
A motivação representa um conjunto de fatores psicológicos que agem entre si e determinam a ação de um indivíduo. Estando voltadas para elementos de estimulação, ação, movimento, persistência e recompensa. É ela que os impulsiona a agir para alcançar nossos objetivos. Existem dois tipos de motivação: extrínseca e intrínseca. A primeira, está relacionada a recompensa externa, obter ganhos financeiros e status social. Já a segunda, refere-se a autoestima, realização pessoal, levando a pessoa a realizar uma atividade por satisfação, em detrimento a uma recompensa externa.
Quando falamos de motivação para o trabalho isso se significa que ela reflete na nossa produtividade e desempenho independente da tarefa que estejamos realizando. Quando estamos motivados somos estimulados a alcançar metas e objetivos. Por isso, é importante conhecer nossas motivações para o trabalho, ou seja, o que de extrínseco e intrínseco estamos buscando em nossas atividades diárias.
Um dos fatores que levam indivíduos a fazerem uma transição de carreira está voltado a motivação, uma vez que podemos estar sendo motivados somente por fatores externos, isso acontece que estamos esquecendo de olhar para além do que os olhos veem. E dos deparamos com algo genuíno, que está associado a valores, traços de personalidade, expectativas claras diante do cargo, gratidão, pertencimento, colaboração, confiança, dentre vários outros tipos de razões. Cada um de nós consideramos fatores diferentes que nos geram motivação, sendo importante balancear nossas recompensas internas e externas, verificando o que nos faz sentido. Neste momento, não existe certo ou errado, o que está em jogo é a nossa satisfação em fazer aquilo que gostamos e nos deixa felizes.
https://blog.impulseup.com/motivacao-no-trabalho/#:~:text=Quais%20os%20tipos%20de%20motiva%C3%A7%C3%A3o,motiva%C3%A7%C3%A3o%3A%20motiva%C3%A7%C3%A3o%20extr%C3%ADnseca%20e%20intr%C3%ADnseca
Renata Daniele Pinto
Psicóloga e Orientadora Profissional