ACE/CDL, Sicoob Arcomcredi e Sebrae promovem palestra sobre vendas em Arcos

Saiba qual é o ativo mais valorizado no mercado atualmente

ACE/CDL, Sicoob Arcomcredi e Sebrae promovem palestra sobre vendas em Arcos

Uma parceria entre a Associação Comercial e Empresarial (ACE), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Arcos, Sebrae e Sicoob Arcomcredi resultou em uma oportunidade de busca de conhecimento para empresárias de diversos setores e colaboradoras. 
O VII Seminário de Empreendedorismo Feminino foi realizado na terça-feira, 12 de março, com palestra ministrada por Alzira Vasconcelos, no anfiteatro Prefeito Edgard Faria Gontijo, da Casa de Cultura Maria do Carmo Frias (Casa da Cultura de Arcos). Aproximadamente 300 mulheres estiveram presentes.
O tema da palestra foi ‘Como vender e criar uma comunidade de fãs para sua loja'. De acordo com divulgação da ACE/CDL, Alzira é CEO da escola O novo varejo de moda, “que já formou mais de 6 mil empresários na moda”. “Está há 14 anos no mercado, já atuou como gestora em grandes fast fashion’s e se destaca como consultora, palestrante e mentora de negócios de moda há oito anos”.
No perfil do Instagram, Alzira informa que fundou a primeira escola de “Negócios de Moda” do país. Ela também é professora da pós-graduação na PUC, da disciplina Experiência do cliente.  

Alzira Vasconcelos é CEO da escola O novo varejo de moda; é natural de Ipatinga/MG e mora em São Paulo


Os 4 Ps e o ativo mais valorizado no mercado atualmente 

Alzira falou do momento de transformação que o mundo vive, com constante atualização, o que requer ainda mais atenção. “Pra todo e qualquer negócio [...], nós passamos por uma atualização no mercado onde na nova era de serviços tem quatro Ps que são fundamentais, não para o crescimento da empresa e para ganhar mais dinheiro. [...] As pessoas estão muito focadas no que vai dar mais dinheiro enquanto que devem focar em: ‘O que eu preciso para me manter e sobreviver no mercado atual?’ ”
Os quatro Ps são: planejamento, público-alvo, produto e publicidade. Em síntese: planejar para atender às demandas dos clientes (ter os produtos disponíveis); saber qual é o perfil dos clientes (Quem é meu público? O que ele consome? O que ele espera de mim?); ter foco no produto comercializado e investir em publicade. “Só que publicidade sem planejamento, sem público, sem produto para atender à demanda, não adianta nada”, enfatizou.
A palestrante disse que os clientes estão cada vez mais exigentes, porque há mais possibilidades de compras e baixa tolerância a sinais de amadorismo. 
Também ressaltou que não se deve “contar com o acaso”. É preciso ter informações. “O dado é o ativo mais valioso que a gente tem no mercado hoje”, ou seja, “a informação que eu tenho sobre o produto, sobre meu cliente”. [...] “Se eu não observo os dados que tenho a respeito dos meus clientes, a respeito dos meus funcionários, dos produtos e do segmento que eu trabalho, nada é feito hoje. Não vai conseguir sobreviver”.
Onde conseguir essas informações? “O lugar mais fácil de colher informações sobre nossos clientes é a Internet, ontem existem ferramentas para isso”, orientou. 
Outra dica de Alzira é sobre a necessidade de estar atento aos eventos que serão realizados na cidade, quando terá alta demanda e será preciso planejamento para atender. Também nesse contexto, é necessário conhecer os clientes. “Quando tenho o dado do meu cliente, eu entendo com qual produto vou trabalhar, como vou fazer a publicidade dele, faço o planejamento de comunicação e de atendimento e consigo muito mais resultado e muito mais lucro”, explicou.
Essas foram algumas das abordagens da palestra. Alzira Vasconcelos é natural de Ipatinga/MG, mas mora em São Paulo. 
O ingresso foi um quilo de alimento não perecível. Os quase 300 quilos arrecadados serão destinados a instituições de caridade de Arcos. 


Parceiros 


O presidente da ACE/CDL, Ivan Fontes, falou da importância de eventos dedicados ao público feminino. 


A analista de marketing do Sebrae Minas, Ana Caroline Personi, disse que o Sebrae é ciente da importância do empreendedorismo feminino. “Ao investir em capacitação e empoderamento das mulheres, contribuímos para o crescimento dos negócios, a geração de emprego e renda e a construção de um futuro mais próspero para todos”. 
Ana Caroline parabenizou a iniciativa da ACE/CDL e do Sicoob Arcomcredi, referindo-se a eles como “grandes parceiros do Sebrae”.


A gerente comercial do Sicoob Arcomcredi, Mariana Carvalho, representou o Conselho de Administração, Conselho Fiscal e diretoria da cooperativa. Ela disse que 70% do quadro da cooperativa é composto por mulheres.