Alunos das escolas municipais são premiados no xadrez

Alunos das escolas municipais são premiados no xadrez
O instrutor Dalvo Lopes Macedo ensina xadrez para alunos de escolas públicas de Arcos

A mostra do “Xadrez na escola” foi realizada na Casa de Cultura, no dia 30 de novembro. O projeto é idealizado pelo instrutor de xadrez Dalvo Lopes Macedo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). 

No evento, foram mostradas as atividades relacionadas ao xadrez, realizadas nas escolas municipais em 2007, além da premiação dos estudantes vencedores do torneio de “Xadrez entre Classes” e do “Soletrando” de Xadrez. 62 alunos foram premiados com medalhas e certificados. 

No torneio de classes, realizado em 13 turmas da Fase IV das sete escolas municipais urbanas, os três primeiros colocados de cada classe receberam medalhas. 

Na competição do “Soletrando”, em que 311 alunos tiveram que soletrar e definir cada conceito do jogo de xadrez, foram premiados o primeiro e o segundo colocados entre todas as escolas municipais urbanas. Em primeiro lugar, nesta competição, ficou a aluna Silmara Aparecida Martins, da escola municipal ‘Dorvina Teixeira Arantes’. Em segundo lugar, ficaram os alunos Gustavo Augusto Ferreira Amasilho (‘Dorvina Teixeira Arantes’), Ariane Cristina Alves Sousa (‘Santo Antônio’) e Sheila Cristina Rodrigues Bueno (escola ‘Professora Olinda Veloso’). 

A Secretaria Municipal de Educação também premiou quatro alunos que participaram de competições de xadrez em outros municípios. As alunas Viviane Ferreira da Cunha, da 8ª série da escola ‘Julieta Ribeiro da Fonseca’, e Maria Luiza e Silva, 8ª série, da escola estadual da ‘Vila Boa Vista’, receberam um certificado pela participação na fase final do JEMG (Jogos Estudantis de Minas Gerais), que aconteceu em Itajubá, no mês de setembro. Os alunos Mateus Fonseca da Silva e Carlos Brunner e Silva, da escola municipal  ‘Julieta Ribeiro da Fonseca’, foram premiados pelos primeiros lugares no Torneio de Xadrez de Formiga.

Através do projeto “Xadrez na Escola”, alunos têm a oportunidade de aprender os conceitos e as técnicas do jogo, desenvolvendo habilidades, a exemplo de disciplina e concentração. Os alunos da Fase IV e de 5ª a 8ª séries da rede municipal de ensino têm aulas semanais de xadrez. 

Para os estudantes de 5ª a 8ª séries, foi criado o Clube do Xadrez, em que, além das aulas na escola, os alunos praticam o jogo no xadrez gigante da praça ‘Floriano Peixoto’. Os estudantes das escolas estaduais e particulares de Arcos também podem aprender xadrez no Poliesportivo, todas as sextas, de 14 às 17h.

Para o instrutor e responsável pelo projeto, Dalvo Lopes Macedo, o xadrez na escola é uma atividade interdisciplinar, pois auxilia no aprendizado das outras disciplinas. “Com as aulas, os alunos trabalham a leitura, a interpretação e a concentração, o que os auxiliam na compreensão e no aprendizado das outras disciplinas, como português e matemática”, disse.

Matéria publicada no Jornal CCO de 16 dezembro de 2007.